O secretário municipal de Saúde de Angra dos Reis, Dr. Carlos Vasconcellos, passou os últimos três dias em Brasília e voltou da capital federal com um pacote de boas notícias para a Saúde angrense. Segundo Carlos, Angra dos Reis será diretamente beneficiada pelas medidas anunciadas esta semana pelo Governo Federal, inclusive através do programa Mais Médicos. Outro resultado importante da visita foi o avanço nas negociações para o custeio do Hospital da Japuíba, que será feito em parceria com o Ministério da Saúde.
- Estamos pedindo ao menos a metade desse custeio como contrapartida e o Ministério está analisando. De qualquer forma, recebemos sinal verde, ou seja, o Governo Federal será nosso parceiro - adiantou Carlos, que prevê concluir a negociação na semana que vem.
Ainda de acordo com ele, a contratualização do acordo entre Ministério e Prefeitura obrigará que o município atenda a algumas exigências para o Hospital. Entre elas estão a ampliação da UTI pediátrica para 10 leitos. O Hospital também deverá ter caráter de regional, como já acontece com outros projetos da Saúde como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Tão logo conclua a negociação com o Ministério, a Prefeitura de Angra já terá condições de abrir o Hospital.
Entre as medidas do programa Mais Médicos que beneficiarão Angra estão a possibilidade de abertura de uma faculdade de Medicina na cidade. O acordo envolve os Ministérios da Saúde e Educação e também uma universidade privada ou pública. Os estudantes fariam residência médica no Hospital da Japuíba e na rede de Saúde do município (Samu, vigilância em saúde, atenção básica e rede especializada). A escolha da instituição de ensino será feita pelo Ministério da Saúde por chamamento público. Outros cursos na área de Saúde, como enfermagem, nutrição, serviço social e odontologia poderão ser agregados ao projeto inicial. Além de Angra dos Reis, no interior, apenas Araruama e São Gonçalo foram incluídos nesse programa.
O Ministério da Saúde também anunciou, em Brasília, reforço nos repasses financeiros ao município. Um deles será através do Piso da Atenção Básica (PAB) na Saúde, com aumento de cerca de R$ 40 mil mensais. Também será elevado o valor dos repasses ao Samu Regional, com aumento de cerca de R$ 300 mil anuais.
Finalmente, o Ministério da Saúde ainda demonstrou interesse em apoio uma integração entre Angra dos Reis e a cidade de Curitiba (PR) para aproveitar o modelo da capital paranaense de articulação entre o Saúde da Família (ESF) e as emergências locais.
- Foi além da nossa expectativa inicial. Desde o início do ano temos tido muito apoio do Ministério da Saúde e por isso mesmo estamos ampliando as ações em parceria. Essa é uma determinação da prefeita e a Saúde está buscando estes recursos. Tenho certeza de que conseguiremos abrir o Hospital da Japuíba ainda este ano - disse o secretário.
Durante sua estada em Brasília, o secretário municipal de Saúde de Angra ainda foi eleito secretário extraordinário de Direito Sanitário do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS).
Angra no programa Mais Médicos
Investimento na manutenção do Hospital da Japuíba também avança junto ao Governo Federal
.