O projeto Teclar, no Parque Mambucaba, certificou três turmas, totalizando 130 alunos na terça-feira, 5. A solenidade ocorreu na E.M. Nova Perequê e contou com a presença da comunidade e de autoridades da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, que representaram a secretária Luciane Rabha.
O projeto, que já certificou cerca de 7 mil alunos no município, oferece dois módulos: Introdução ao Windows e Word; e Excel e Power Point e segundo a subsecretária de Ciência e Tecnologia, Vera Cristina Cunha, está sendo discutida a criação do terceiro módulo para 2011.
“O Teclar visa socializar as pessoas nas comunidades com a inclusão digital oferecendo cursos com iniciação à informática. A procura pelo terceiro módulo já é grande e precisamos atender essa demanda”, falou ela.
Durante a solenidade, o coordenador do Teclar, Marcos Valério de Souza, falou ainda sobre a possível ampliação do projeto no bairro, que conta com nove computadores.
“Estamos viabilizando junto à secretaria a vinda de mais computadores para cá para a ampliação das turmas e atender mais pessoas”, frisou ele.
O interessante no evento era a participação das famílias, que juntas concluíram o curso, como a dona-de-casa Neide da Silva, de 32 anos, que chegou de Araruama, há cerca de um ano e reside no bairro com os filhos.
“Assim que cheguei aqui logo vi a placa do Teclar e me interessei, mas não tinham mais vagas. Eu persisti e agora concluí os dois módulos. Eu e minhas duas filhas de 17 e 15 anos”, contou ela no momento em que foi certificada.
Cada módulo do Projeto Teclar tem a duração média de três meses, com carga de 30 horas/aula. A faixa etária é bem ampla, com alunos entre 10 e 75 anos. Segundo a gerente de Educação, Adriana Teixeira, as inscrições para os cursos recomeçam em fevereiro de 2011, nas primeiras duas semanas. “É preciso que os interessados compareçam a qualquer unidade, porque a inscrição é presencial”, disse.
O Teclar é um projeto de sucesso da Prefeitura de Angra desde o seu início, em 2005, oferecendo cursos gratuitos de informática à população nas cinco unidades: Centro, Nova Angra, Jacuecanga, Monte Castelo e Parque Mambucaba. As inscrições para as próximas turmas começarão a ser feitas a partir de fevereiro, nas associações de moradores, através de senhas, ou nos próprios centros de inclusão digital.
Endereços das unidades:
Centro da cidade: Praça Guarda Marinha Greenhalgh, s/n – São Bento
Nova Angra: Av. Itaguaí, nº 470
Parque Mambucaba: Av. Francisco Magalhães de Castro, nº 730 – fundos
Monte Castelo: CIC (Centro de Inteligência Comunitária) – Sapinhatuba II
Jacuecanga: Av. Conde Maurício de Nassau, s/n
Teclar formou mais 130 alunos
As inscrições para as próximas turmas serão abertas em fevereiro