Na sexta-feira, 14, a Defesa Civil encerrou o curso que está sendo oferecido aos servidores municipais dentro do projeto criado pela instituição, o Servidor Voluntário. As aulas, que começaram na segunda-feira, 10, foram ministradas pelos agentes da Subsecretaria de Defesa Civil. Quarenta e cinco funcionários fizeram curso, que fornece informações sobre as ações de Defesa Civil, o Plano de Emergência Municipal (PEM), o funcionamento das usinas nucleares, primeiros socorros e abrigos temporários. Os alunos receberam certificado, boné e camisa de voluntário.
O serviço, que foi criado pela Subsecretaria de Defesa Civil e conta com o apoio da Subsecretaria de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal, tem o objetivo de capacitar e orientar o servidor da Prefeitura de Angra dos Reis, através de treinamentos teóricos e práticos, para ser um voluntário.
-O curso prendeu a nossa atenção. Ao nível de instrução foi muito gratificante, e os instrutores são ótimos -disse Ana Maria Rocha, da Subsecretaria de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal, que teve suas palavras corroboradas por Priscila Accioly, da Fusar.
-Nós aprendemos muito com o curso e agora nos sentimos mais seguros - frisou Priscila.
Mais quatro turmas já estão sendo formadas para receber o curso da Defesa Civil. As aulas estão previstas para começar na semana que vem.
.A Defesa Civil Municipal em suas fases atuantes de prevenção, preparação, resposta e reconstrução, propostas pela Política Nacional de Defesa Civil, tem como finalidade implementar a integração de todo o sistema de Defesa Civil em empresas, unidades de ensino, nas comunidades entre outros setores, para garantir a participação de todos nas ações de segurança social.
O propósito do projeto é instruir o funcionário público quanto à prevenção, além de orientá-lo a minimizar riscos de desastres, capacitando-o a agir frente a uma situação de emergência, seja em seu ambiente de trabalho ou em sua comunidade.
Os benefícios gerados pelo aprendizado são vários, entre eles estão: a redução de riscos contra sinistros em repartições públicas, atendimento de primeiros socorros e o conhecimento e interação do PEM. A capacitação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h45 às 12h.