O premiado músico e compositor dos Festivais de Música e Ecologia da Ilha Grande e de vários outros festivais país a fora, o advogado angrense Paulo Mattos é o novo presidente da Fundação Cultural de Angra (Cultuar). Paulo Mattos foi vereador de Angra por duas gestões (de 1989 a 1996) e militante comunitário na década de 80, sendo um dos fundadores e diretor do Conselho Municipal das Associações de Moradores de Angra dos Reis (Comam). Ainda na década de 80 foi diretor de Transportes da prefeitura, na gestão de João Luiz Gibrail Rocha. Na Câmara Municipal foi consultor jurídico nas gestões dos presidentes José Elias Rabha ( 1999 ), e Odir Plácido (2000).Filho de Manoel de Souza Mattos e Odeth de Souza, Paulo Mattos nasceu em Angra e tem 57 anos.
O novo presidente assumiu a pasta no dia 10 de janeiro com bastante otimismo e metas de reimplantar polos culturais nos bairros, dar mais gás aos projetos em andamento, como Noites Angrenses, Cultura Itinerante, Manhã de Domingo na Casa e Férias Culturais. Paulo Mattos quer fomentar a cultura na cidade em todas as suas múltiplas manifestações. A diretoria executiva também foi mudada e está sob a responsabilidade de Marcos Fernando Ramos Moreira, técnico em contabilidade com marcantes passagens no Unibanco, Estaleiro Verolme, Câmara Municipal e Prefeitura de Angra.
Paulo Mattos teve seu nome indicado na lista tríplice entregue pelo Conselho Municipal de Cultura para apreciação do prefeito Tuca Jordão. A lista tríplice é uma tradição do movimento cultural da cidade que escolhe possíveis nomes para o cargo da presidência da Cultuar. Paulo assume a fundação após a gestão de Roberto Peixoto, que deixou a pasta para ocupar o cargo de chefe de gabinete do ex-prefeito de Angra, Fernando Jordão, que assumirá como deputado federal em 1º de fevereiro.
O primeiro ato do novo presidente foi reunir na Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, na manhã de hoje, dia 10, todos os funcionários da Cultuar para apresentar a nova equipe e pedir a colaboração de todos para que a cultura da cidade se fortaleça. Durante a tarde o presidente iniciou uma série de reunião com os diversos setores da Cultuar para ouvir sugestões e reivindicações de funcionários.