O subsecretário municipal de Meio Ambiente, Fernando Grande, é o representante de Angra dos Reis no novo conselho do Parque Nacional da Serra da Bocaina. A posse dos novos conselheiros foi realizada no final do ano passado. Sua suplente é a analista ambiental Adriana Hoffgen. Ambos pertencem à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Angra. Este é o primeiro conselho desde a criação do parque, em 1971.
A cerimônia da posse ocorreu no município de São José do Barreiro (SP), local da sede administrativa do parque, que é uma Unidade de Conservação (UC) Federal, de proteção integral. O Parque Nacional da Serra da Bocaina abrange diversos municípios das regiões Sul Fluminense e Norte de São Paulo, incluindo uma extensa área dentro dos limites geográficos de Angra dos Reis.
O objetivo principal do parque, e desafio dos conselheiros, é zelar pela manutenção dos ecossistemas, livres de alterações causadas pela interferência humana, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus atributos, como, por exemplo, a pesquisa e o turismo ecológico.
A finalidade do conselho é buscar a gestão integrada e participativa da UC. O conselho é um espaço público usado como canal de participação formal da sociedade. É o instrumento mediador nas relações entre o governo e a sociedade civil, possibilitando o exercício da cidadania e da democracia.