Defesa Civil lança sistema de alerta por celulares

Avisos meteorológicos e outros informes serão transmitidos para representantes de comunidades

Quinta-Feira, 20/01/2011 | .

 


A Defesa Civil de Angra dos Reis lançou na quarta-feira, dia 19, o Sistema de Alerta Meteorológico por SMS, que consiste no envio de mensagens para os telefones celulares de lideranças comunitárias, no caso de emergências. Avisos meteorológicos especiais (alertas) também serão transmitidos. A reunião, feita com moradores, foi feita no auditório do Centro de Estudos Ambientais (CEA). Durante o evento, agentes da Defesa Civil apresentaram informações sobre os perigos a que moradores estão expostos em caso de chuvas fortes, o que fazer, riscos de doenças e os principais sinais de perigo.


“É fundamental a participação da sociedade, com o empenho de todos a realização dos projetos fica facilitada”, afirmou o secretário de Governo e Defesa Civil, Carlos Alexandre Soares. Ele disse também que a Defesa Civil é uma instituição permanentemente à disposição da população, que “sempre quando necessário, vem somar esforços buscando beneficiar a todos”. Durante a reunião o processo de cadastramento dos celulares começou a ser feito e continuará em várias reuniões que a Defesa Civil fará em cada comunidade.


De acordo com a apresentação feita na reunião, os principais sinais de perigo que os moradores devem estar atentos são:



-Rachaduras ou trincas no terreno;
-Muros e paredes estufados;
-Água mais barrenta do que o normal;
-Estalo ou aumento das trincas nas paredes;
-Novas rachaduras ou trincas nas casas;
-Muros, postes e árvores inclinados;
-Portas e janelas emperrando.


No caso das chuvas, o contato com a água pode causar uma série de doenças, como leptospirose, hepatite e dengue. A Defesa Civil informa também que havendo chuvas fortes, além de observar os sinais de perigo, os moradores devem também:



-Desligar o gás e a chave de energia elétrica;
-Sair imediatamente de casa, calçado, com toda a família e levando os documentos;
-Soltar os animais, deixando comida e água;
-Procurar um lugar seguro e se comunicar imediatamente com a Defesa Civil, ligando para o número 199 e para o Corpo de Bombeiros, através do 193.


As escolas municipais servirão de abrigos em casos de emergência. Nesta sexta-feira, dia 21, haverá o cadastramento dos telefones dos agentes comunitários às 10h, no CEA. 

Secretarias relacionadas: