Com a praça da Vila do Abraão (Ilha Grande) toda enfeitada de bandeirinhas, a comunidade católica realizou pelas ruas do bairro, na noite do dia 20, a tradicional procissão em honra a São Sebastião, padroeiro da comunidade, repetindo o brilhantismo de anos anteriores. Fé, tradição folclórica, quermesse, grande participação da comunidade e queima de fogos marcaram o evento, que foi animado pela Banda de Música Jardim Sarmento e pelo grupo de folia de Reis Luz Divina, que a prefeitura e a Fundação Cultural de Angra (Cultuar) levaram para apoiar os festejos. A Banda Prata da Casa, com músicos do local, encerrou o evento com um grande forró no salão comunitário ao lado da igreja.
O apoio da Cultuar à festa é sempre benvindo, como explica uma das coordenadoras do evento, Lúcia Maria Rodrigues. “Nós da comunidade católica nos empenhamos por mais de um mês para organizar os festejos e graças a Deus tudo correu maravilhosamente. Moradores, donos de pousadas e comerciantes em geral contribuíram muito. A banda de música e a folia de Reis, que a Cultuar sempre nos envia faz diferença e deixa a festa muito mais bonita”.
A imagem de São Sebastião, toda enfeitada no andor, saiu em procissão da igrejinha às 19h30, percorreu diversas ruas ao som da banda e da folia de Reis e voltou à praça em frente à igreja, depois de uma 1h30 de percurso. Uma espetacular queima de fogos de vinte minutos saudou a procissão e impressionou pela beleza. O padre Arnaldo Rossi , que comandou todo o evento fez preces e pediu a proteção de Deus e de São Sebastião para a Ilha Grande e todos presentes.
Antes da procissão, os fiéis, muitos vestidos de vermelho e branco, cores de São Sebastião, começaram a chegar na praça em frente à igreja para assistir a folia de Reis com o mestre Marcão fazendo toadas para São Sebastião e a banda de música, regida por Niltinho, executando diversos hinos, sendo muitos aplaudidos.
O jovem Jackson dos Santos, 17 anos, da equipe de liturgia da comunidade era um dos mais animados. Ele explicou que no dia da procissão faz questão de se vestir em homenagem a São Sebastião e de participar de toda a festa. Inclusive foi Jackson que abriu a procissão carregando a bandeira do santo. O turista Heron San Martin, de Salvador, acompanhou toda a procissão com a filha Laura, de 7 anos. “Fazia tempo que não via um evento tradiconal em uma comunidade pequena e fiquei feliz. Minha filha nunca tinha visto uma festa como essa. Só queria ficar perto da folia, da banda e do andor do santo. Valeu a pena coincidir de encontrar o Abraão festejando seu padroeiro, logo na minha primeira visita ao local. Vou voltar mais vezes”, garantiu ele.