Agentes operacionais da Defesa Civil de Angra dos Reis fizeram uma reunião com moradores de Monsuaba na noite de terça-feira, dia 25. O encontro foi realizado no centro paroquial do bairro e o objetivo foi apresentar em detalhes o Sistema de Alerta Comunitário, que em caso de emergências ou para avisos meteorológicos enviará informações para os telefones celulares dos dirigentes comunitários, cadastrados durante o evento. O sistema foi lançado pela prefeitura no dia 19 de janeiro, no Centro de Estudos Ambientais.
O secretário de Governo e Defesa Civil, Carlos Alexandre Soares, não pôde comparecer por motivos de agenda, mas enviou uma mensagem em vídeo aos participantes. “O desejo do prefeito Tuca Jordão e de todos nós, da Defesa Civil, é que as pessoas habitem os bairros com segurança, sem correr riscos”, disse ele.
A apresentação foi feita por quatro agentes, sendo iniciada por Alexandre Ribeiro. Ele ressaltou que a população também deve participar de todos os procedimentos que buscam aumentar a eficiência em momentos de emergência. “Não adianta apenas a prefeitura estar preparada, é necessário que os moradores também estejam”, afirmou Alexandre.
De acordo com a apresentação, os principais sinais de perigo que os moradores devem estar atentos são:
-Rachaduras ou trincas no terreno;
-Muros e paredes estufados;
-Água mais barrenta do que o normal;
-Estalo ou aumento das trincas nas paredes;
-Novas rachaduras ou trincas nas casas;
-Muros, postes e árvores inclinados;
-Portas e janelas emperrando.
No caso das chuvas, o contato com a água pode causar uma série de doenças, como leptospirose, hepatite e dengue. A Defesa Civil informa que havendo chuvas fortes, além de observar os sinais de perigo, os moradores devem também:
-Desligar o gás e a chave de energia elétrica;
-Sair imediatamente de casa, calçado, com toda a família e levando os documentos;
-Soltar os animais, deixando comida e água;
-Procurar um lugar seguro e se comunicar imediatamente com a Defesa Civil, ligando para o número 199 e para o Corpo de Bombeiros, através do 193.
A Defesa Civi já tem agendadas as próximas reuniões nos bairros, todas às 19h:
Hoje: Morro da Glória, na associação de moradores;
27/1: Praia do Machado, na Igreja Nossa Senhora Aparecida;
28/1: Morro do Peres, no salão comunitário;
31/1: Morro do Tatu, no salão do sr. Anísio;
1/2: Morros do Abel e Carioca, na Escola Municipal Lomeu Bastos;
2/2: Quadra da Praia do Jardim.