Uma jovem angrense vem se destacando no cenário esportivo. O nome dela é Ana Carolina Mayer, de apenas oito anos, fera do skate na cidade. No último sábado, dia 29, ela foi homenageada em Volta Redonda pela Federação de Skateboard do Estado do Rio de Janeiro (Faserj) em um evento organizado para premiar os melhores de 2010 no ranking estadual. Carolina foi a primeira colocada de sua categoria (feminino II). Ela viajou para pegar seu troféu com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Angra.
Ana Carolina começou com quatro anos, brincando no skate que seu irmão havia ganho de presente. Ela conta que primeiro andava no skate sentada. Com o tempo, foi ganhando confiança e hoje já faz várias manobras radicais.
– Fico nervosa quando vejo ela fazendo algumas manobras. Meu coração parece que vai sair pela boca – disse Adriane Mayer, mãe da menina e fã número um.
Apesar do nervosismo, Adriane não perde as competições da filha e diz que a família apoia bastante: – Eu e o pai dela damos muito apoio, viajamos com ela e compramos o material esportivo que ela precisa – completou Adriane, que afirma que além de fera no skate, a menina manda bem também nos estudos. Ela está no 3º ano da Escola Municipal José Luiz Reseck.
A menina ganhou competições em Angra e em outras cidades. Algumas vezes, por não encontrar adversárias em sua categoria, teve que competir com meninos. E mesmo assim se saiu bem. Ela ficou em terceiro lugar nas três competições em que disputou com os garotos. Na última Copa Rio de Skate, organizada pela Faserj, Ana Carolina ficou em primeiro lugar e com larga vantagem: dois mil pontos a frente da segunda colocada
Ana Carolina mora no Frade e treina na pista de skate de seu bairro. Ela faz parte do projeto “Skate por diversão”, do professor Maycon da Silva Oliveira. O projeto já existe desde 2009 e por ele já passaram cerca de 80 jovens. Maycon, que também é agente operacional da Defesa Civil municipal, acompanhou Ana Carolina e a família da menina na entrega do troféu em Volta Redonda.
– Vale a pena investir nela. A menina tem futuro e os pais incentivam bastante – disse ele.
O secretário de Esporte e Lazer, Fabiano Delgado, também acredita que o melhor caminho é o investimento nos jovens talentos. De acordo com ele, a secretaria estuda investir no projeto de skate no Frade, que pode ser incluído no Programa de Esporte para Crianças (PEC), da prefeitura.
– Vamos conversar com o professor e saber qual a melhor forma de ajudar o projeto – adiantou o secretário.