Quatrocentas pessoas, até agora, já foram assistidas pela Secretaria de Governo e Defesa Civil, através do Grupamento de Abrigos e Didecs da Subsecretaria de Defesa Civil Municipal de Angra dos Reis, dentro do projeto Sistema de Alerta Comunitário determinado pelo prefeito Tuca Jordão e executado pelo secretário de Governo e Defesa Civil, Carlos Alexandre. O objetivo do projeto é oferecer treinamento à população sobre os procedimentos adotados diante das chuvas fortes que ocorrem especialmente de dezembro a março. Já foram realizados encontros no Morros da Glória e Glória II, Praia do Machado, Monsuaba, Morro do Peres, Sapinhatuba I, Morro do Tatu, Morros do Abel e Carioca e na da Praia do Jardim.
A equipe da Subsecretaria de Defesa Civil tem se reunido diariamente com a comunidade e seus líderes, principalmente, das 26 localidades mais suscetíveis a possíveis danos que podem ser causados pelas chuvas, de acordo com as ocorrências registradas. Os encontros têm acontecido em escolas, associações de moradores, no Centro de Estudos Ambientais (CEA) entre outros locais.
O objetivo desses encontros é o de comunicar sobre um novo sistema que está sendo implantado pela Defesa Civil para informar e remover a população das áreas de risco: Sistema de Alerta Comunitário e sobre os pontos de reunião.
O ponto de reunião é um local seguro, preestabelecido pela Defesa Civil, onde as pessoas poderão se refugiar caso não se sintam seguras em suas residências no primeiro momento de perigo. O mais rápido possível a Defesa Civil avaliará o risco naquela localidade e caso seja necessário, será mobilizado um abrigo, também já estabelecido pela prefeitura. Esse é um procedimento que contará com o apoio das lideranças e membros das comunidades pré-selecionados em cada local onde haja um ponto de reunião já definido.
Outro ponto abordado na reunião, e de importância relevante, é o Sistema de Alerta Comunitário, que ocorrerá com o envio de um SMS aos mobilizadores comunitários que já tenham seus números de celulares cadastrados na instituição, além de lideranças do governo e de funcionários que atuam no Plano Verão. As mensagens serão informativas sobre o estado de atenção e evacuação.
O Grupamento de Abrigos e Didecs da Defesa Civil, responsável pela execução do projeto, palestra sobre o tema “Perigos das Chuvas”, com a finalidade de destacar os principais sinais de perigo e as causas dos eventos gerados pelas chuvas como: enchentes e deslizamentos e, ainda sobre as doenças que são causadas pelos alagamentos. São dadas também orientações sobre os procedimentos adotados em uma situação de emergência: como identificar sinais de perigo, seja em sua residência ou em seu entorno; quando se refugiar em pontos de reunião.
A Defesa Civil recebe rotineiramente do CPTC/INPE boletins meteorológicos e avisos meteorológicos especiais, e monitora essas informações com o Centro de Operações do Rio de Janeiro, que possui um radar que oferece cobertura ao município.
As reuniões estão acontecendo desde o dia 20 de janeiro. Esses encontros estão sendo agendados previamente com as lideranças comunitárias, do Parque Mambucaba ao Caetés. Os próximos encontros acontecem no Frade e Morada do Bracuhi, sexta-feira, 4; Morro do Santo Antônio, segunda-feira, 7; Monte Castelo, quarta-feira, 9, e nos morros do Santo Antônio II e Caixa D´Água, quinta-feira, 10.
DC palestra sobre Sistema de Alerta Comunitário
Dez bairros e 400 pessoas já foram assistidas