Pacientes com pé diabético serão melhor atendidos

Fusar promove curso de capacitação de atenção integral à pacientes portadores de pés diabéticos

Segunda-Feira, 07/02/2011 | .


Cerca de 40 profissionais, entre médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem estão participando de um curso, que iniciou na segunda-feira, 7, no Centro de Estudos Ambientais (CEA), oferecido pela Fundação de Saúde de Angra dos Reis (Fusar), de capacitação para tratamento de pacientes portadores de pés diabéticos.

O curso, que está sendo ministrado pela segunda vez no município, é destinado para profissionais das Estratégias de Saúde da Família (ESF), que são denominados atenção primária, e para os da atenção secundária e terciária, que cuidam dos pacientes, encaminhados pelos ESF.

“A primeira vez que o curso foi dado, em 2007, foi patrocinado pelo estado, e destinado aos municípios da região da Baía da Ilha Grande, só que muitos dos nossos profissionais eram contratados. Desta vez, o curso está sendo de iniciativa da prefeitura e para concursados, que estão sendo treinados para dar continuidade ao projeto”, ressaltou a coordenadora da Escola Técnica da Fusar, Jaciara Mattos.

O objetivo da Fusar é capacitar 10 equipes de ESFs, que enviarão os pacientes diagnosticados para os dois polos, que serão compostos por um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem, um angiologista, um cirurgião vascular e um endocrinologista, que atenderão no Centro de Especialidades Médicas (CEM) do Centro e do Parque Mambucaba.

O professor e um dos criadores do curso é o cirurgião vascular Jackson  Caiafa, que já capacitou cerca de 1.300 profissionais no estado.

“Eu não sou endocrinologista, mas nos meus 33 anos de profissão me assustei com a quantidade de amputações de pacientes diabéticos que tive que fazer, principalmente nos últimos 15 anos. No Brasil, são realizadas cerca de 40 mil amputações por ano”, contou ele.

A carga horária do curso é de 90 horas, que são divididas em três semanas. São 80 horas de aula, sendo que o primeiro dia é totalmente teórico e os demais são aulas práticas com atendimentos a pacientes. As demais 10 horas são de exercícios de cobrança do conteúdo aprendido.   
  

Secretarias relacionadas: