Mais uma escola revitalizada pela Prefeitura de Angra foi entregue na sexta-feira, 11. Desta vez foi a E.M. Poeta Carlos Drummond de Andrade, no Camorim Pequeno, em uma grande festa de reinauguração que contou com a presença do prefeito Tuca Jordão, diversas autoridades e da comunidade.
O investimento da prefeitura foi de R$ 215 mil na reforma e R$ 70 mil na compra de um novo mobiliário. A escola, que foi construída em 1991, inicialmente com duas salas de aula, hoje, possui cinco e tem capacidade para atender a 300 crianças, da pré-escola ao 5° ano de escolaridade. O revestimento interno e externo foi todo feito de pastilhas, que é o padrão de todas as escolas revitalizadas e construídas no mandato do prefeito Tuca Jordão.
Estou muito emocionada porque essa é a oitava revitalização de nossa gestão e já começamos o ano com a entrega de duas novas escolas, aqui e na Serra D’água. São 70 unidades e gerenciamos uma rede de mais de 2 mil professores” , falou a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Luciane Rabha. Ela ainda elogiou a iniciativa da escola em projetos premiados,como a “Refeiteca”, que ganhou um prêmio da Petrobrás, na categoria biblioteca intinerante. “Sejam os guardiões dessa escola, que é um bem público, onde as crianças aprendem, comem e passam grande parte do dia”, pediu ela.
O prefeito Tuca Jordão, acompanhado da primeira-dama Alessandra Jordão, falou, emocionado, sobre seu desejo de transformar a cidade, através da Educação.
“Eu sempre me emociono em cada inauguração de escola e repito que só vamos mudar a história de nossa cidade investindo na educação de nossas crianças. É um investimento de longo prazo e tenho consciência disso”, disse o prefeito, que lembrou que no seu primeiro ano de governo foram investidos 30,5% do orçamento do município na educação. Em 2010, o valor subiu para 31,12%, e para este ano a previsão é que 33% dos investimentos sejam voltados para a área.
A secretária de Obras, Elenize Camboeiro, contou a situação encontrada, na escola, no início das obras.
“Quando chegamos aqui, as merendeiras e professores não tinham sanitários próprios e dividiam os mesmos com as crianças. A escola ficava impossível de ser utilizada em dias de chuva. A escola, agora, está toda linda." falou ela.
A comunidade estava satisfeita com a obra e um dos moradores, o Francisco do Camorim, ressaltou que além da escola, foi realizada a construção de um muro de contenção, próximo à escola. “Se não fosse feito esse muro, não teríamos escola. O barranco estava levando tudo embora”, falou ele.
O vice-prefeito Essiomar Gomes também esteve presente e ressaltou a importância dos investimentos na educação. “Isso não é favor, mas obrigação. O que prometemos nós vamos cumprir”, reforçou.
O prefeito contou ainda aos alunos que, em agosto, estará entregando laptops, através do programa do governo federal Um Computador por Aluno (UCA). “Estamos investindo maciçamente em vocês. Já prometi aos alunos da Serra D’água e agora a vocês. O município vai comprar esses computadores e vocês ganharão esse presente”, explicou ele.
Também estiveram presentes à inauguração o secretário de Governo e Defesa Civil, Carlos Alexandre Soares; o secretário de Fazenda, Fernando Argolo; o controlador-geral do município, Luís Gustavo Marques; o secretário de Administração, Carlos Renato; o presidente da Angraprev, Sérgio Telles; o presidente da Cultuar, Paulo Mattos; a presidente da Fusar, Maricelma Datore; o secretario de Esportes e Lazer, Fabiano Delgado; o presidente da TurisAngra, Daniel Santiago; o presidente da Câmara, José Antônio; os vereadores, Jorge Eduardo e Leandro Silva; o presidente da Associação de Moradores do bairro, Fábio José Guimarães; e a tenente Helena Camargo, do Colégio Naval.