A manhã de quinta-feira (10) foi especial para algumas pessoas. O ex-prefeito da cidade, João Luiz Gibrail Rocha foi homenageado em plena Praça General Osório (Praça do Carmo) através do programa Angra Salva a Sua Memória – Vida e Obra. O evento reuniu autoridades, familiares e amigos, que se divertiram com o homenageado, que tem como uma de suas características o senso de humor. O prefeito Tuca Jordão teve um compromisso inesperado e o presidente da Fundação de Cultura – Cultuar, Paulo Mattos o representou no evento.
Antes do início da cerimônia, os convidados estavam atentos aos 10 banners expostos na Praça com fotografias da trajetória de vida de João Luiz. Muitos se surpreenderam se identificando nas fotos ou amigos em momentos especiais da história do município. O que vem de encontro ao objetivo do programa, que é o de, além de prestar o reconhecimento público àqueles que passam sua vida se esforçando pelo bem comum, resgatar a cultura e a história do município.
João Luiz começou o seu discurso falando brincadeiras: “Estou gostando desta homenagem, muito bonita, mas estou desconfiado”, referindo-se ao fato de estar recebendo a honraria em vida e arrancando risos de todos. O presidente da Fundação de Turismo - TurisAngra, Daniel Santiago ressaltou a importância do programa e de se homenagear as lideranças e personalidades angrenses ainda em vida: “O João Luiz é uma pessoa muito querida e merecedor desta homenagem... Tenho muito orgulho de estar aqui hoje nesta solenidade fazendo parte deste momento”, enfatizou Daniel.
Também marcaram presença o presidente da Câmara, José Antônio Azevedo, secretários de governo, servidores públicos, entre outros. Ao final do evento, a filha de João Luiz, Maria Augusta, leu um poema de Maria Beatriz Rezende.