DC forma mais uma turma no Servidor Voluntário

A subsecretária Rita Salomão participou da formatura junto com a equipe da Defesa Civil e os 35 servidores

Segunda-Feira, 14/02/2011 | .

A Defesa Civil Municipal de Angra dos Reis formou mais uma turma de funcionários da prefeitura. Na sexta-feira, 11, depois de uma semana de aulas, 35 servidores receberam seus certificados, camiseta e boné, no encerramento do curso previsto no Programa Servidor Voluntário. A subsecretária de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal, da Secretaria de Administração, Rita Salomão, que apoia a iniciativa, participou da cerimônia, juntamente com a equipe da Coordenação de Integração Comunitária da Defesa Civil. Na segunda-feira, 14, os servidores visitam a Central Nuclear de Angra.
 Quarenta e cinco pessoas se formaram na primeira turma do curso que aconteceu em janeiro. O curso está sendo oferecido no prédio onde funcionava o Sindicato dos Estivadores.
O serviço, que foi criado pela Subsecretaria de Defesa Civil e conta com o apoio da Subsecretaria de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal, tem o objetivo de capacitar e orientar o servidor da Prefeitura de Angra dos Reis, através de treinamentos teóricos e práticos, para ser um voluntário.
.A Defesa Civil Municipal em suas fases atuantes de prevenção, preparação, resposta e reconstrução, propostas pela Política Nacional de Defesa Civil, tem como finalidade implementar a integração de todo o sistema de Defesa Civil em empresas, unidades de ensino, nas comunidades entre outros setores, para garantir a participação de todos nas ações de segurança social.
 O projeto, de acordo com o coordenador de Integração Comunitária, Marcos Oliveira, instrui o funcionário público quanto à prevenção, além de orientá-lo a minimizar riscos de desastres, capacitando-o a agir frente a uma situação de emergência, seja em seu ambiente de trabalho ou em sua comunidade.
 Os benefícios gerados pelo aprendizado são vários, entre eles estão: a redução de riscos contra sinistros em repartições públicas, atendimento de primeiros socorros e o conhecimento e interação do PEM.  No segundo módulo são aplicados ensinamentos de emprego do método sistematizado do ABC da vida, RCP, do desfibrilador e, imobilizações e combate a princípio de incêndio. A capacitação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h45 às 12h e finaliza com a visita à Central Nuclear.


 

Secretarias relacionadas: