Na semana passada, dia 9, o presidente da Cultuar Paulo Mattos , a convite de um dos coordenadores do Grupo de Consciência Negra Ylá Dudu, foi até o Quilombo Santa Rita do Bracuí, para conhecer de perto o projeto Casa de Estuque, que já está funcionando em um grande casarão construído para abrigar as atividades culturais, educacionais e de lazer da comunidade. Paulo Mattos ficou impressionado pela grandeza e beleza da obra.
Ele foi até o Bracuí, acompanhado por Délcio que o apresentou ao coordenador geral da Associação de Remanescente de Quilombo Santa Rita do Bracuí (Arquisabra), João Luiz Ramos. Durante a conversa, Paulo Matos se prontificou a procurar maneiras para que a prefeitura, através da Cultuar, se transforme em mais uma parceira da Associação Quilambola, para juntas procurarem recursos para incrementar o projeto e concluir a obra , que está em fase final de construção.
“Nossa função na Cultuar é apoiar todas as iniciativas que valorizem a cultura de Angra e este projeto é de suma importância para esta comunidade. Hoje não temos recursos orçamentários para investir, mas podemos ajudar de diversas outras formas, inclusive procurando parceiros que venham contribuir com o projeto”, disse Paulo Mattos.
O projeto é de 2008 e foi realizado com recursos da Fundação Banco do Brasil; teve como proponente a Sociedade Angrense de Proteção Ecológica ; e como executora a Associação Quilambola de Angra, em parceria com o Ylá Dudu.