Através do programa “Educa Mais”, que levou cursos gratuitos ao Telecentro Comunitário João Moreira do Carmo, que funciona na Escola Municipal Prefeito Francisco Pereira, no Morro da Cruz, várias pessoas puderam receber na última segunda, dia 14 de fevereiro, seus respectivos certificados de conclusão dos ensinamentos oferecidos, numa cerimônia realizada às 19h, no próprio colégio.
A parceria entre o SESI Barra Mansa e a prefeitura do município – secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia – foi fundamental à organização dos cursos na cidade, que tiveram duração aproximada de três meses cada, nos períodos diurno e noturno. Durante o evento de entrega dos certificados estavam presentes, além de pais de alunos, estudantes, professores e líderes comunitários, a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Luciane Rabha – e a subsecretaria da pasta, Vera Cunha –, o secretário de Esportes e Lazer, Fabiano Delgado, o chefe de educação do SESI Barra Mansa, Virgílio Lisboa, e a pedagoga do projeto “Educa Mais” em Angra, Ana Paula Lemos.
Segundo o presidente da associação de moradores do Morro da Cruz, Rondinelli Honorato, a ocasião era especial. “Hoje é um dia muito importante para os moradores daqui. Nós conseguimos educar a partir dessa parceria com a secretaria de Educação, e isso é um grande orgulho para nós”, informou o presidente.
Foram emitidos 106 certificados de conclusão relativos a variados cursos – inglês, espanhol, informática e libras. O representante do SESI falou sobre o sentimento de estar participando do evento. “É com imenso prazer e alegria que eu venho aqui esta noite, para esta cerimônia de certificação. Nós ficamos muito felizes em ter essa parceria com a prefeitura, e fica claro para nós a preocupação que a prefeitura e a secretaria de Educação têm com a cidade”, declarou Virgílio Lisboa.
Após a entrega dos diplomas, foi oferecido um coquetel aos presentes no local. Antes disso, finalizando os discursos, a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia também mandou sua mensagem aos alunos que concluíram o curso. “É uma honra muito grande estar aqui hoje, certificando a primeira etapa dos cursos básicos”, disse Luciane Rabha, antes de continuar. “Só conseguimos o que queremos através do esforço e de metas”, finalizou.
A oferta dos cursos citados é muito importante para a cidade, uma vez que não apenas a área turística ganha com a capacitação dos moradores do município. Com a chegada de empresas internacionais a Angra – Brasfels e Technip, entre outras –, aprendizados relacionados a outros idiomas e informática tornam-se essenciais àqueles que buscam uma vaga no concorrido mercado de trabalho.