Emoção, alegria e sensação de dever cumprido. Foi com esses sentimentos que na última sexta-feira, dia 18 de fevereiro, cerca de duas mil pessoas se reuniram para assistir a entrega oficial dos apartamentos do Condomínio Cidadão, no Areal, a 140 famílias retiradas de áreas de risco no município, por causa das chuvas do começo de 2010.
A cerimônia de entrega, que foi realizada a partir das 17h, contou com participações políticas de todas as esferas: do governo federal estavam o ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio, e o ex-prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão – prestes a tomar posse como deputado federal; do governo estadual, além do deputado Tutuca, se fizeram presentes o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e seu vice, Luiz Fernando de Souza, conhecido como “Pezão”; já o governo municipal foi representando pelo prefeito de Angra dos Reis, Tuca Jordão, o vice-prefeito da cidade, Essiomar Gomes, e pelos secretários e vereadores municipais que marcaram presença durante o evento, que também recebeu políticos de outras cidades e autoridades diversas, na intenção de prestigiar o lançamento do maior projeto habitacional do município em todos os tempos.
O primeiro a discursar durante a cerimônia foi o presidente da câmara municipal de Angra dos Reis, o vereador José Antônio, que sintetizou o sentimento reinante na ocasião. “A importância dessa obra está em dar dignidade às pessoas”, declarou. Após a explanação do presidente da câmara, um dos moradores que iria receber o apartamento naquele dia, Erivelton Rodrigues Ferreira, teve a honra de representar todas as famílias que seriam agraciadas com novas residências, recebendo a chave de sua casa diretamente da mão do governador do Rio de Janeiro. “Em nome de todos os moradores aqui contemplados hoje, gostaria de agradecer profundamente ao pessoal da Comissão Reestruturar, que agiu de forma perfeita. A primeira-dama também teve muito carinho e muito tato com toda a situação, assim como o prefeito Tuca Jordão, que teve uma atitude correta, de coragem, comprando essa briga e fazendo o que tinha que ser feito. Isso é muito mais do que a entrega de um apartamento: é a possibilidade de um recomeço para nós”, desabafou o morador.
Os novos moradores do Condomínio Cidadão do Areal, por sua vez, não conseguiam esconder a felicidade. O segurança Anderson da Silva, que era proprietário de uma residência no Morro do Santo Antônio, agradeceu ao prefeito pela construção do conjunto habitacional. “Tuca deu todo apoio que necessitamos e está mantendo esse apoio. Os apartamentos vieram em boa hora”, declarou. Já a dona de casa Sandra da Silva, que morava no Morro da Carioca e teve sua casa atingida pelas chuvas, lembrou da atenção do governo em relação às vítimas da tragédia. “Não ficamos desamparados em nenhum momento. Acho que o prefeito Tuca foi enviado por Deus, porque ele teve coragem e não foi submisso”, afirmou a nova moradora do Condomínio Cidadão.
Depois do discurso do ex-prefeito de Angra, Fernando Jordão, que elogiou o trabalho de Tuca na cidade, o vice-governador do Rio de Janeiro, Pezão, falou durante a cerimônia. Ele disse que, com os 140 apartamentos do condomínio, estão devolvendo a dignidade e a cidadania às pessoas que perderam tudo, e lembrou que estão investindo mais R$ 26 milhões em muros de contenção na cidade, junto com a prefeitura, num trabalho que vai continuar. “Vamos colocar mais R$ 60 milhões em muros de contenção, aqui em Angra dos Reis. É um compromisso nosso”, informou o vice-governador.
Representando a presidente Dilma Rousseff, o ministro Luiz Sérgio disse aos presentes na cerimônia que a grande sabedoria de Sérgio Cabral foi perceber que na parceria ganham todos. “É fácil tratar das coisas quando todos estão remando na mesma direção”, explicou o ministro.
Padre Gilberto, da Santíssima Trindade, também foi convidado a falar durante o evento, e emocionou Tuca e a primeira-dama, Alessandra Jordão, ao afirmar à população que ele conhece bem o prefeito, e que ele não mede esforços para conquistar aquilo que é o melhor para o povo de Angra dos Reis.
Um dos momentos mais esperados do dia aconteceu quando Tuca pegou o microfone e se dirigiu ao povo. “Não dormi essa noite pensando em fazer um discurso àqueles que criticam, àqueles que não querem o bem, mas larguei isso tudo de lado: a resposta para aqueles que mais precisam está aqui hoje”, disse o prefeito, que foi muito aplaudido. “Desde o dia 1º de janeiro de 2010 nós estamos trabalhando incansavelmente para dar dignidade a quem mais precisa”, esclareceu Tuca, frisando que eles dão até hoje o maior aluguel social do país, com recursos de impostos pagos pelos moradores da cidade, com muita transparência e clareza. Antes de finalizar, agradecendo a sua esposa pelo apoio e posteriormente lendo um texto impresso na cartilha “Manual do proprietário” – de autoria dele –, que foi distribuída aos proprietários dos apartamentos, lembrou da atuação da Defesa Civil na cidade. “Tem uma turma ali, de amarelo, que são os nossos guerreiros da Defesa Civil. Para eles não tem dia e não tem hora. Tenho orgulho de ter a melhor secretaria de Defesa Civil do estado do Rio de Janeiro”.
O governador Sérgio Cabral teve a honra de discursar ao final do evento. “Estamos aqui celebrando a conquista de um equipamento público muito importante, ligado à habitação, e a conquista da parceria entre os governantes. Aqui temos os três níveis de governo trabalhando juntos: a prefeitura deu o terreno, e os governos estadual e federal construíram. O governo municipal, inclusive, fez complementações com água e iluminação”, declarou aos presentes. Cabral disse que a lição que eles tiraram dos eventos que aconteceram em Angra, Niterói, Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis é que eles devem ter outra visão de ocupação do solo urbano. Finalizou desejando que as pessoas que estão recebendo os apartamentos tenham uma vida digna e honrada, e disse que nos próximos meses outros apartamentos serão inaugurados.
Condomínio Cidadão do Areal
O condomínio, que demorou seis meses para ser construído, é oriundo de uma parceria entre a Prefeitura de Angra dos Reis, Governo do Rio de Janeiro e Governo Federal.
Quanto aos critérios de escolha para a distribuição dos moradores entre os blocos e apartamentos, vale ressaltar que as famílias já haviam preenchido uma pesquisa de intenção onde manifestaram suas preferências. Além dessa pesquisa, a Comissão Reestruturar – criada para acompanhar os trabalhos de reestruturação do município após as chuvas do início do ano passado e para atender os moradores vitimados pela tragédia – levou em consideração outros critérios. No primeiro andar – térreo –, a preferência foi para deficientes, idosos e famílias com muitas crianças; no segundo, famílias com crianças e idosos que não quiseram ficar no térreo e expressaram isso na pesquisa de intenção; no terceiro e quarto, famílias com pessoas mais jovens e com poucas crianças; no quinto, pessoas sem filhos ou que escolheram essa opção. Famílias que possuem animais de estimação ficarão nos blocos 2, 3 e 7.
O Condomínio Cidadão do Areal é composto de sete blocos de cinco andares com quatro apartamentos por andar, totalizando 140 apartamentos. Cada família tem, em média, cinco pessoas, o que significa que aproximadamente 700 pessoas se mudaram para o novo endereço. O prefeito se comprometeu a pagar mais dois meses de aluguel social para as famílias após a entrega dos apartamentos, para ajudar na colocação do piso e demais despesas decorrentes da mudança. Outros dois condomínios estão sendo construídos para reassentar as famílias – na Pousada da Glória e na Japuíba. Somados os três conjuntos habitacionais, 800 apartamentos serão entregues.