Empresários e representantes de postos de gasolina, marinas, concessionárias, oficinas, órgãos ambientais e empresas de beneficiamento de materiais recicláveis estiveram na terça-feira, dia 22, no Centro de Estudos Ambientais (CEA), para o lançamento do Programa Jogue Limpo. O encontro foi organizado pela Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Meio Ambiente, e contou com a presença de representantes das empresas Lwart e Resisolution. O programa consiste na coleta seletiva de vasilhames plásticos utilizados para a comercialização e armazenamento de óleo lubrificante, usado em máquinas e automóveis. O material é tóxico e perigoso e a coleta seletiva impede que essas embalagens sejam misturadas ao lixo comum, o que é um perigo para a saúde e para o meio ambiente.
– Nossa intenção é mostrar para esses empresários, que são geradores desse tipo de resíduo, como deve ser feito o descarte do material de forma ambientalmente adequada, e dar condições para que eles realizem o descarte dessa forma – resumiu o gerente de Conservação e Projetos Ambientais da prefeitura, Fábio Jordão.
Pouca gente sabe, mas um litro de óleo lubrificante usado (queimado) pode contaminar até um milhão de litros de água e também contaminar o solo. Por isso a necessidade de programas específicos de coleta seletiva não só para o óleo lubrificante, mas também para o material usado em sua armazenagem.
O Programa Jogue Limpo foi desenvolvido por iniciativa do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom), que inclui empresas como a Shell, Petrobras, Ipiranga, Castrol etc. Todas grandes geradoras de resíduos. A Resisolution, empresa do grupo Suatrans que atua na área de meio ambiente, foi a vencedora da licitação aberta pelo Sindicom para executar o Programa Jogue Limpo nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Por meio do programa, o gerador (posto de gasolina, marina, concessionária, oficina etc) se cadastra e tem suas embalagens plásticas de óleo lubrificante recolhidas gratuitamente pela Resisolution. A empresa fornece bombonas (tonéis) e sacos plásticos adequados para que o gerador separe e armazene os resíduos até que sejam recolhidos.
Os empresários do ramo que quiserem se cadastrar no programa devem entrar em contato pelos números 0800-941-6222 ou 21-8780-8846, ou através do site www.programajoguelimpo.com.br.
O encontro contou com três palestras para um auditório praticamente lotado. O primeiro palestrante foi Paulo Cevalhos, técnico da Secretaria de Meio Ambiente. Ele falou sobre a evolução da sociedade e o conseqüente aumento do lixo produzido, o ordenamento dos resíduos, o funcionamento dos lixões e dos aterros sanitários e as boas práticas necessárias para que seja realizada a coleta seletiva. Cevalhos apresentou as iniciativas da prefeitura para o fomento da coleta seletiva e os locais onde ela é realizada, como o Ponto de Entrega Voluntária (PEV), no Cais do Carmo, o Ecoponto Pneu, no Balneário, o Ecoponto Óleo Lubrificante, no Cais de Santa Luzia, o Ponto de Acúmulo de Resíduos Temporários (Part), a Área de Transbordo e Triagem (ATT), a Unidade de Processamento de Resíduos (UPR) e a UPR Verde.
– O que estamos buscando com este encontro é oferecer a oportunidade aos empresários geradores de dar a destinação ambientalmente correta a esses resíduos e também de estarem adequados à lei – disse Cevalhos. O representante da Secretaria de Meio Ambiente lembrou que a legislação do setor determina que quem trabalha com embalagens plásticas é responsável pela destinação adequada de parte desse material.
Em seguida, Carla Machado, representante da Lwart, falou sobre a empresa e como funciona a coleta do óleo lubrificante usado, que é recolhido e encaminhado para o rerrefino para que então seja reutilizado. A empresa é a responsável pelo recolhimento do óleo armazenado no Ecoponto do Cais Santa Luzia e que antes foi utilizado pelos barqueiros de Angra em suas embarcações. A representante da empresa falou também sobre os riscos da reutilização inadequada do óleo, o que pode gerar danos a equipamentos e motores, à saúde e ao meio ambiente. Por fim, Tito Borlenghi, representante do grupo Suatrans, explicou detalhes sobre o Programa Jogue Limpo.
A equipe de mobilizadores socioambientais da Secretaria de Meio Ambiente fez uma pequena exposições de peças decorativas e utensílios feitos com materiais reciclados. O subsecretário de Meio Ambiente, Fernando Cesar Pereira, participou do encontro.