Com a quadra de esportes cheia de crianças alegres, a Cia. Astral Eventos foi recebida na E.M Áurea Pires da Gama, no Bracuí, para apresentação da peça teatral “Premeditando o breque”, na manhã da quarta-feira, 23.
O evento foi realizado pelo Núcleo Educacional de Programas e Projetos (Nepp) da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Angra, em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), que, através do projeto “Educação para o Trânsito Futuro Cidadãos”, levará, para escolas de todos os municípios do estado do Rio, informações importantes para os usuários de rodovias federais.
O projeto idealizado envolve atividades com estudantes do 1º ao 5º ano, que ganharam a cartilha ilustrada “As aventuras de Ir e Vir”, contendo informações e passatempos. Só na escola do Bracuí foram distribuídas cerca de 400 unidades.
Já a peça “Premeditando o breque” foi direcionada aos alunos das turmas do 1º e 2º anos que, atentos, conferiram as peripécias de dois palhaços que divertiram e educaram a criançada com dicas sobre o uso da bicicleta.
Segundo a gerente do Nepp, Deiva Reis, o projeto foi todo custeado pelo estado, mas organizado, logisticamente, pela Prefeitura de Angra, que deu o suporte para ser realizado, além da escola do Bracuí, em outras duas escolas da Ilha Grande.
“A escolha pela E.M. Áurea Pires da Gama se deveu ao fato da escola estar localizada próximo à rodovia federal e de ter uma passarela próximo à ela. Os alunos nunca utilizam essa passarela e precisam ser informados sobre os perigos ao negarem a sua existência”, contou Deiva.
As outras duas escolas a receberem a equipe do DER são E.M. Brigadeiro Nóbrega (Abraão), no dia 24/02, e E.M. Gal. Silvestre Travassos (Araçatiba), no dia 25/02, onde serão distribuídas mais 220 cartilhas para os alunos.
“As escolas da ilha também foram escolhidas para que os alunos que lá residem, tenham uma maior consciência no trânsito da cidade, o que para eles é uma grande novidade”, frisou a gerente, Deiva.
Educação para o Trânsito na escola do Bracuí
Projeto em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem distribui cerca de 620 cartilhas a alunos