Uma parceria entre a Prefeitura de Angra – secretaria de Atividades Econômicas e Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia – e o Sistema Firjan/Senai, que forneceu gratuitamente os cursos profissionalizantes de armador de bancada e carpinteiro de forma a moradores da comunidade do Bracuí, foi finalizada de forma emocionante na sexta, dia 25 de fevereiro, quando aconteceu a entrega dos certificados de conclusão dos cursos aos 26 participantes – 18 carpinteiros de forma e oito carpinteiros de bancada.
A cerimônia de entrega dos diplomas aconteceu na Escola Municipal Áurea Pires da Gama – Bracuí. Além do técnico de educação do Senai, Carlos dos Santos, e da pedagoga do polo nacional de geração e difusão de conhecimento, Fabíola Brandão de Araújo, participaram também do evento representantes da secretaria de Educação Ciência e Tecnologia, o subsecretário de Atividades Econômicas, Márcio Mendes, e o secretário da citada pasta, Jorge Irineu, que discursou aos presentes. “Hoje o Brasil inteiro carece de mão-de-obra qualificada. Então, quando buscamos essa parceria, queríamos produzir mão-de-obra qualificada. Esse é o foco do governo: capacitação”, declarou Irineu, que finalizou passando uma mensagem aos novos profissionais. “É preciso vontade de fazer, vontade de mudar o nosso destino”.
Após as explanações foram exibidos dois vídeos aos formandos. O primeiro mostrou o potencial econômico do Rio de Janeiro; o segundo, editado por um dos professores do curso, mostrou os alunos em plena atividade, durante os ensinamentos.
Os cursos tiveram duração de 120 horas, e foram ministrados entre o final de novembro de 2010 e fevereiro deste ano, durante o período noturno. Após a entrega dos certificados foi oferecido um coquetel aos profissionais recém-formados, que por sinal, não conseguiam esconder a alegria pelos novos ensinamentos adquiridos.
Entrega de diplomas no Bracuí
União entre a prefeitura e o Sistema Firjan gera capacitação gratuita a novos profissionais