Marchinhas e frevos no Cais de Santa Luzia

No Centro, o Carnaval à moda antiga impera com a Banda Guerra. Nos bairros, bandas e DJs fazem a festa

Domingo, 06/03/2011 | .

Se alguém pensou que a chuva fosse atrapalhar os foliões em Angra dos Reis se enganou redondamente. Choveu o tempo todo no sábado de Carnaval e o Cais de Santa Luzia ficou cheio de foliões que dançavam e pulavam sob a chuva e debaixo de uma tenda que a Cultuar montou ao lado do palco para  abrigar as crianças, que, além de dançar, se divertiram  a valer em uma cama elástica e com os Palhaços da Trupe do Descoco.
O presidente da Cultuar, Paulo Mattos, esteve no Cais de Santa Luzia durante todo o tempo e também percorreu alguns bairros para conferir se as estruturas montadas e  bandas enviadas estavam  atendendo aos anseios da população.
- Nossas equipes estão trabalhando em 14 bairros para dar o brilhantismo necessário ao Carnaval de Angra. Estou feliz com os resultados. A alegria está presente em todos os eventos, que apesar da chuva, estão lotados. Esperamos que melhore ainda mais  até terça-feira, afirma ele.
 Logo no início da tarde as crianças foram chegando fantasiadas com seus familiares no Cais de Santa Luzia . "Eu trouxe a Sofhia, minha filha de 6 anos,porque sabia que aqui teria esta tenda e ela estaria protegida. Agora que ela viu o pula-pula não quer mais ir embora"- disse a professora Luísa, moradora do Morrro da Caixa daspasÁgua.
 A Banda Nova Identidade comandou a matinê das 17h às 20h30. E as pessoas não paravam de chegar. Moradores de Angra e turistas de todos os lugares, que saíam dos blocos foram as presenças mais frequentes no Cais, além de pais com crianças e vovós. No baile à moda antiga, o sucesso foi geral, todos pulavam e dançavam em grupos extravazando  alegria e cantando marchinhas e frevos, relembrando a cadência e a alegria dos bailes tradicionais.
 O baile à moda antiga foi comandado pela excelente Banda Guerra,  a mais tradicional da região, por fazer bailes famosos em Angra e nos municípios próximos. A banda comandada pela guitarra do Maestro Guerra se esmerou nos acordes e fez todos os foliões que por lá passaram, dançar até de madrugada.
 _ Sempre vinha para o Carnaval da Praia do Anil mas sentia que não era minha praia. Gosto mesmo é de bailes como este e vou ficar por aqui com toda a família,porque está bom demais, disse o turista, que veio de Santos, Miguelito Santos, assíduo frequentador de Angra.


Bandas e DJs  nos bairros


Os bairros ficaram superlotados na primeira noite de CarnavalNa Japuíba, a alegria foi total. A Praça da Porteira ficou lotada com milhares de foliões dançando ao som de duas ótimas bandas que a Cultuar levou para a comunidade,a Conexão Requebra e o Inspirasamba, que imperaram desde às 20h até o fim da madrugada, fazendo um show maravilhoso em um grande palco armado no bairro. No Frade, quem tomou conta da praça foi a banda Pop Lee, que já desponta no cenário angrense como uma das melhores. Em Monsuaba, a  banda Agitaê cumpriu o prometido e agitou toda a moçada durante toda noite. Já no Parque Mambucaba,  o Grupo BrilhaSamba mostrou que é bom de samba, pagode e carnaval e fez a alegria de moradores. A Vila Histórica teve uma primeira noite de carnaval tranquila, lotada de turistas  que dançaram  sob os acordes da banda Conexão Requebra.
 
Abraão, Araçatiba e Provetá lotados
 
 Nas praias da Ilha Grande, Abraão e Araçatiba, a Fundação Cultural de Angra também caprichou e enviou palco e bandas para animar o Carnaval. No Abraão a folia ficou por conta da banda Lumnys até altas horas da madrugada. Na Praia de Araçatiba, que já fazia um tempo que a prefeitura não enviava banda para o Carnaval, a comunidade ficou feliz porque a primeira noite foi tomada pelo som do Grupo Fazendo Arte, que atraiu moradores e turistas.
Na Praia do Provetá, o carnaval gospel vai começar hoje, dia 6, com os grupos Geração Eleita, Lucas 3 e Pragode.
No Cais de Santa Luzia, hoje, dia 6, é um dos dias mais esperados pelos foliões. A Cultuar vai realizar o Baile de Máscaras com dois atores caracterizados de Pierr (Bruno Marques) e Colombina (Rafaela), que estarão distribuindo mil máscaras para os primeiros foliões que chegarem ao cais. Nos bairros, a folia vai correr solta com diversas bandas e DJs e o presidente da Cultuar Paulo Mattos convida  a todos, mais uma vez , para participarem do Carnaval de Angra que está muito bom, tranquilo e com várias opções.


 

Secretarias relacionadas: