Janelas e portas do Plenário são recuperadas

Trabalho de resgate histórico foi solicitado pelo vereador Mascote a TurisAngra

Terça-Feira, 15/03/2011 | .

 


A Prefeitura, através da TurisAngra, iniciou hoje (14), o trabalho de recuperação das ”pedras de cantarias” (janelas e portas em pedra) do Plenário Presidente Benedito Adelino, da Câmara Municipal. A solicitação de nº 001/2011 foi feita pelo vereador Jorge Eduardo Mascote em fevereiro e tem como objetivo principal devolver o aspecto original das esquadrias. O trabalho deverá se estender por aproximadamente cinco meses, de acordo com o gerente do Patrimônio Histórico da Fundação, Alonso de Oliveira.


O presidente da TurisAngra, Daniel Santiago, disponibilizou parte da equipe especializada do setor para cuidar do assunto.


- Temos um grupo de prestadores de serviços na TurisAngra que foi treinado durante um mês pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Cultural – IPHAN, para a limpeza e manutenção de nossos patrimônios. Esse é nosso trabalho e o faremos com muita satisfação, - ressaltou Daniel.


Para o vereador, esta recuperação das cantarias é um trabalho de resgate histórico.


- A manutenção do Plenário se faz necessária para manter viva a história de um patrimônio, que foi construído no século XVII, que faz parte da nossa história, - argumentou o autor da solicitação, vereador Mascote.


Segundo o gerente de Patrimônio Histórico, Alonso de Oliveira, serão retiradas das cantarias cinco camadas de tinta e ao final, elas ficarão na cor original, ou será, das pedras, como eram no século XVII. Ele informou ainda que será feita uma prospecção no restante do prédio para saber se há condições de recuperação do mesmo.

Secretarias relacionadas: