A secretária de Educação, Luciane Rabha, reuniu-se com moradores do Sertãozinho do Frade na noite de segunda-feira, dia 14, para debater questões do setor, como o transporte escolar e a possibilidade de construção de uma escola no bairro. O encontro foi mediado pelo presidente da associação de moradores, Adilau de Freitas, e contou com ampla participação do público. “Quero, em primeiro lugar, agradecer ao convite para conversar sobre a construção da escola”, disse Luciane na abertura da reunião.
Além de Luciane Rabha, compareceram as subsecretárias de Ciência e Tecnologia, Vera Cunha e de Educação, Neusa Fonseca, que também prestaram esclarecimentos. Adilau de Freitas afirmou que a principal reivindicação é a construção de uma escola, mas os dados apresentados por ele sobre o número de estudantes do bairro não coincide com os oficiais. “Temos pouco mais de 200 crianças e jovens que estudam em outros bairros, com idades entre 5 e 15 anos”, disse ele.
Segundo o cadastro da secretaria de Educação, em que as informações sobre os alunos e seus endereços são fornecidos pelas próprias famílias, o número de estudantes é 72.
A proposta apresentada pela secretária de Educação é fazer um novo levantamento, em conjunto com os moradores, com o objetivo de identificar a demanda do bairro. “É possível que na hora da matrícula a família tenha informado um endereço de outro bairro. Com o trabalho conjunto, poderemos resolver isso”, disse Luciane Rabha.
Quanto ao transporte escolar, a secretária esclareceu que é planejado em função dos 72 alunos que moram no bairro, de acordo com as informações prestadas pelas famílias.