A Fundação Cultural de Angra (Cultuar) já está se mobilizando para realizar junto a igreja católica uma Semana Santa cheia de atividades religiosas e culturais preservando tradições como missas, procissões e diversas outras cerimônias como a montagem dos altares da Via Sacra com os passos de Jesus na crucificação, de 14 a 24 de abril, nas ruas e igrejas do Centro de Angra .
Um dos primeiros encontros para a discussão da Semana Santa foi realizado na segunda-feira, dia 14, na Cultuar . O presidente Paulo Mattos convocou diversos funcionários e convidou representantes da igreja para discutir todas as medidas que deverão tomar para que o município tenha uma Semana Santa que agrade aos religiosos, população e turistas, cumprindo assim a verdaeira função da festividade.
Em Angra, a Semana Santa sempre se estende até a segunda-feira depois da Páscoa , quando é realizada a Festa de São Benedito, festa móvel que neste ano será realizada no dia 25, feriado municipal porque São Benedito é considerado o segundo padroeiro da cidade. A primeira padroeira é Nossa Senhora da Conceição. A festa, com novenas, missas, procissão e as tradicionais barraquinhas, também recebe total apoio da Cultuar.
Neste ano a Cultuar está trabalhando para apresentar um Auto da Paixão, diferente dos últimos anos, com artistas de Angra na produção e na encenação do espetáculo, além de apoiar a encenação que os grupos de jovens católicos tradicionalmente realizam em frente à Igreja do Carmo.
- Acredito que temos ótimos artistas em Angra, todos muito criativos e capazes de nos presentear com um excelente Auto da Paixão. Sei que também é um desejo antigo de todos que fazem teatro em Angra, por isso estamos investindo seriamente nessa ideia, que tem tudo para dar certo, acredita Paulo Mattos.
Cultuar e os preparativos para a Semana Santa
Primeira reunião aconteceu no dia 14 com representantes da Cultuar e da Igreja Católica