Abertura do Mês da Mulher em Angra

Praça em frente ao Teatro Municipal ficou lotada de mulheres no evento

Terça-Feira, 15/03/2011 | .


A abertura da programação dos eventos comemorativos ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, realizados pela Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Ação Social, foi na manhã da terça-feira, 15, na Praça Guarda Marinha Guilherme Greenhalg, em frente ao prédio da secretaria.

No evento, que foi uma manhã de confraternização com um delicioso café da manhã, estiveram presentes cerca de 300 mulheres, que representaram as secretarias municipais, e as funcionárias da Ação Social.

Foram realizadas apresentações com as mulheres que fazem ginástica no Cras da Nova Angra, oficinas de tecido e feltro, de colar de tecido e, da Subsecretaria de Parques e Jardins, a oficina de noções de jardinagem, dentre outras atividades, e diversas homenagens para importantes mulheres do município.

A secretária da pasta, Jane Veiga, estava orgulhosa do empenho de sua equipe na organização da festa, que abre as comemorações ao Dia da Mulher, que só serão encerradas no dia 31 de março.

“Minha equipe é maravilhosa e se empenha ao máximo em tudo que faz. Nosso tema deste ano, 'Sou mulher, sou forte, sou feliz', é uma realidade em nossas vidas. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas no início do ano passado, nós trabalhamos muito e continuamos de pé. Agradeço ao prefeito Tuca Jordão que nos dá liberdade para trabalhar e de realizar a cada dia mais”, falou Jane.

As mulheres escolhidas para receber homenagens foram: Alessandra Jordão (primeira-dama do município), Luciane Rabha (secretária de Educação, Ciência e Tecnologia), Dra. Maricelma Datore (presidente da Fusar), Elenize Santana (secretária de Obras), Elisabeth Brito (subsecretária de Parques e Jardins), Dra. Márcia e Dra. Lílian (coordenadoras de programas voltados à família e à mulher), Luiza (administradora da empresa Vale Sul), Fabiana (gerente da Locanty), Silvana Gullo (diretora Senhor do Bonfim) e Danielle Afif (editora do Jornal A Cidade).

As homenageadas receberam flores das mãos do presidente da Fundação Cultural (Cultuar), Paulo Mattos, além de certificados de honra, medalhas e um kit com materiais artesanais produzidos pelos Centro de Referência da Assistência Social (Cras).

As equipes da gincana também compareceram ao evento e marcaram pontos ao cumprirem uma tarefa, que pedia para que fossem levados, para a praça, dois quadros pintados por uma artista da região de cada equipe. Uma tarefa surpresa foi anunciada na hora e movimentou a mulherada. Foi anunciado pela organização que cada equipe deveria levar uma homenageada para participar de uma oficina. Foi uma grande festa.
   

Programação dos eventos


Ações e Cidadanias   

No dia 24 de março, das 9h às 16h, será realizado na Praça do Porto, mais uma edição do Projeto Ações e Cidadania, que será um encontro de de prestação de serviços e informação com a participação das secretarias de governo e outras parcerias, como empresas de cosméticos, que farão demonstrações de produtos, limpezas de pele e outros.

Encontro de Solidariedade e Lazer

No dia 26 de março, das 8h às 13h, na Praia do Anil, será realizado um grande Encontro de Solidariedade e Lazer com a participação das equipes femininas das regiões do município. Será uma edição reformulada da olimpíada feminina, que acontece há 11 anos em Angra.

Jantares das Mulheres

O tradicional jantar acontecerá em seis diferentes bairros e serão temáticos. No dia 17, será a vez das mulheres da Jacuecanga, que farão uma noite tropical no Salão de Festas da Associação de Moradores do Village, às 20h.

As mulheres do Frade farão o “Sonho de uma noite de Verão”, no Clube Boboi, no dia 23, às 20h. Já no dia 24, às 20h, será a vez das mulheres da Japuíba, que se encontrarão no casa de festas Luamar, na Ribeira, em noite hawaiana. Será “Uma noite no Hawai”.

O Parque Mambucaba fará um jantar sem tema específico, no Condomínio dos Alemães, que fica na Rua Dr. Carlos de Andrade, no dia 25, às 20h.

No dia 31, o Iate Clube Aquidabã, sediará a festa “Mulher, forte, feliz, brega e chique”, às 20h, em uma grande noite brega. E a última comunidade a promover um jantar será a Vila do Abraão, na Ilha Grande, que realizará uma noite dançante no local, com direito à música ao vivo e muitas homenagens.

Vale ressaltar que a entrada para os jantares é cobrada e os convites estão sendo vendidos com as coordenações de cada equipe. “Desta vez serão permitidas a entrada de homens nos jantares. Será um grande sucesso, pois as mulheres poderão ir acompanhadas de seus companheiros”, frisou a coordenadora da programação, Celina Figueiredo.

Mulher na Tela

Também será realizada uma mesa redonda sobre o tema “Sou mulher, sou forte, sou feliz”, nos dias 22 e 28 de março, às 17h, na TV Comunitária, com a presença da secretária Jane Veiga e muitos convidados.
   
Palestras nos bairros

Cada equipe realizará nos bairros algumas palestras de conscientização sobre o papel da mulher na sociedade.

No dia 16, às 9h, será no Cras do Campo Belo; no mesmo dia, às 14h, será no Clube do Balneário, destinados às mulheres da terceira idade e convidados.

No dia 17, às 19h, será na E.M. Áurea Pires da Gama, no Bracuí, com as mulheres da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e convidadas.

Na Monsuaba, também será para as frequentadoras do EJA  e convidadas, na E.M. Raul Pompeia, no dia 21, às 19h.

No dia 22, às 15h, será na E.M. José Luiz Ribeiro Reseck, às mulheres que são mães de alunos e convidadas.

Na Japuíba, a palestra será na E.M Santos Dumont, no dia 23, às 15h, também às mães de alunos e convidadas. Também, às 15h, será realizada uma outra no Cras do Campo Belo, no dia 24.

Também no dia 24, só que às 14h, será realizada uma no Colégio Estadual Artur Vargas (Ceav), às mulheres do EJA e convidadas. No mesmo dia, ainda terá uma outra no Colégio Estadual Conde Pereira Carneiro, às 19h.

No dia 25, às 14h, será a vez das mulheres da Jacuecanga, que se reunirão na Associação de Moradores do Village.

No Cras do Belém, será no dia 28, às 15h, destinado às mães da família assistidas pelo Programa de Atendimento Integral às Famílias (Paif). No mesmo dia, às 19h, haverá uma palestra na Assembleia de Deus, em Jacuecanga, na Rua Homero de Souza Carvalho.

No dia seguinte, 29, às 14h, outra igreja evangélica, só que no Parque Mambucaba, sediará uma palestra. Será na Comuniade Evangélica Nação Santa, na Rua da Conquista, nº 15.

No dia 30, às 16h, será uma palestra voltada às usuárias da Biblioteca Municipal Guilherme Briggs, no Centro. Na Vila Histórica, a palestra será no dia 31, às 15h.

A última palestra será realizada na Vila do Abraão, no dia 1º de abril, das 9h às 14h, na E.M. Brigadeiro Nóbrega.

Secretarias relacionadas: