1º Encontro de Conselheiros Tutelares de 2011

Município recebeu 22 conselheiros das regiões da Costa Verde e Médio Paraíba

Quarta-Feira, 16/03/2011 | .


Angra dos Reis sediou na terça-feira, 15, o 1º Encontro de Conselheiros Tutelares da Costa Verde e do Médio Paraíba realizado no Centro de Referência da Assistência Social (Creas). O evento reuniu 22 conselheiros dos municípios de Angra dos Reis, Barra do Piraí, Itatiaia, Mangaratiba, Paraty, Pinheiral, Piraí, Resende e Rio Claro para uma discussão em torno das ações dos conselhos junto à rede de serviços públicos e dos problemas que impedem o bom funcionamento do órgão.

O encontro faz parte do cronograma da Associação de Conselhos Tutelares do Estado do Rio de Janeiro (Acterj), que é dividida em 10 regiões. As regiões da Costa Verde e Médio Paraíba, composta por 14 municípios (os citados acima, mais Barra Mansa, Porto Real, Quatis e Volta Redonda), é coordenada pelo conselheiro Waltair Nascimento, que é de Angra e organizou o encontro.

“De em dois em dois meses realizaremos um encontro como esse e, em cada vez, será em uma cidade diferente. O próximo foi agendado para o dia 18 de maio em Piraí”, contou ele.

A secretária de Ação Social de Angra, Jane Veiga, esteve presente e ressaltou a importância do evento para a consolidação do conselho no município.

“Estamos felizes em sediar esse encontro e dar toda a estrutura necessária para a sua realização. Nosso desejo é promover um intercâmbio com os demais municípios e em toda a rede de assistência social”, relatou a secretária, que enfatizou ainda a qualidade do conselho de Angra. “Nosso Conselho Tutelar, graças ao prefeito Tuca Jordão, que investe em nosso trabalho, é um dos mais estruturados do Brasil, e, em reuniões como essa, vemos o quanto estamos à frente”, frisou ela. O fato foi confirmado pelo conselheiro Waltair.

Na programação do encontro houve uma discussão da organização e a distribuição da convocatória para o Encontro Estadual, que será realizado em Tanguá, nos dias 25 a 27 de março.

“É nossa intenção integrar os conselhos da região e enfatizar a rede, já que somos requisitadores do serviço público”, falou Waltair, antecedendo a assistente social Cássia Marques, da Secretaria de Ação Social, que proferiu uma palestra sobre o assunto.

Secretarias relacionadas: