Aconteceu na última quarta, 16 de março, no Espaço Cultural Eletronuclear – Centro –, o lançamento da exposição “Encontro de Jovens Fotógrafos”, que serviu para expor 54 fotos clicadas por jovens que moram em Angra dos Reis e Paraty.
O evento reuniu mais de 60 pessoas, a partir das 19h30. Realizada pela Eletrobras/Eletronuclear, Associação Fotográfica e Cultural de Angra dos Reis – Afocar – e Galeria Zoom de Fotografia de Paraty, e contando com o apoio das prefeituras de Angra – Secretaria de Ação Social – e Paraty, a mostra foi concebida como a junção de dois projetos distintos: na parte paratiense, as fotos, que retratam famílias, foram produzidas através de uma ação social promovida em parceria pelo festival de fotografia “Paraty em Foco” e pelo projeto “Jovens do Itae”; no braço angrense do evento, 38 jovens fotógrafos participaram do evento, através do projeto “Fotógrafo Cidadão”, que oferece ensinamentos e material fotográfico – também gratuitamente – a moradores de comunidades da cidade, para que eles cliquem o que vier à cabeça – tema livre.
Das fotos que entraram na exposição, 30 são de jovens angrenses, e 24, de paratienses. Em Angra, a mostra ficará aberta à visitação pública até abril, nos seguintes horários: das 7h às 21h – segunda a sexta – e das 9h às 14h – sábado. Após a temporada angrense, a mostra segue a Paraty, ficando exposta na Casa de Cultura de Paraty, de 16 a 30 de abril. Segundo o presidente da Afocar, Miguel Alves, o objetivo da exposição é importante. “Levar cultura às comunidades carentes e, sobretudo, usar a fotografia para passar conceitos de cidadania aos jovens”.
Jovens fotógrafos em exposição
Parceria entre a Afocar e a Ação Social leva mostra fotográfica ao Espaço Cultural Eletronuclear