Comércio da Japuíba mais forte

Prefeitura lançou projeto que visa fortalecer o comércio do município em parceria com o Sebrae

Sexta-Feira, 18/03/2011 | .


Com o objetivo de dar o suporte necessário aos comerciantes e prestadores de serviços no processo de implementação da competitividade, através de pesquisas, palestras e debates, com temas relacionados ao setor, a Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Atividades Econômicas e sua Subsecretaria de Indústria, Comércio e Serviços, lançou, na quinta-feira, 17, o Projeto Comércio Mais Forte, no Real Esporte Clube, na Japuíba.

O projeto, que também será lançado no Parque Mambucaba, no dia 24, é uma parceria do governo municipal e o Sebrae-RJ e com apoio da Associação Comercial e Empresarial de Angra dos Reis, Sindicato do Comércio Varejista (Sicomércio), Câmara de Diretores Lojistas (CDL) de Angra dos Reis e do Banco do Brasil.

O secretário de Atividades Econômicas, Jorge Irineu da Costa, representou o prefeito Tuca Jordão no evento e falou sobre a escolha da Japuíba como local para iniciar o projeto. No evento cerca de 100 comerciantes compareceram, interessados com a novidade.

“Aqui, na Japuíba, seremos pioneiros e um espelho das necessidades dos demais locais. O local é um eixo de ligação entre os extremos do município. Todo mundo passa por aqui. O comércio é muito grande e ainda tem um grande potencial de crescimento. Ordenar todo esse espaço e oferecer condições para os empresários investirem no bairro é o nosso objetivo”, falou o secretário, que falou ainda sobre o momento econômico do município. “É tudo muito favorável ao crescimento. Além dos altos investimentos nos setores da produção de energia nuclear, construção naval e da exportação de petróleo e do porto, o município está na perspectiva dos eventos da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, e dos jogos olímpicos, no Rio de Janeiro, em 2016, o que influencia o setor de turismo na região. O comércio tem que se organizar e o governo está preocupado com isso”, reforçou.

A parceria com o Sebrae vai render, além de palestras e treinamentos direcionadas à necessidade de cada localidade, uma pesquisa com 500 consumidores e 300 comerciantes para detectar os problemas dos polos. Será uma espécie de “raio X” e, com o diagnóstico, a prefeitura vai agir com possíveis instalações de agências bancárias, correios, casas lotéricas e melhoria na iluminação pública.

No evento também estava o gerente do Banco do Brasil, Otávio Akira, que apresentou as linhas de créditos disponíveis para o capital de giro, que é um pilar de sustentabilidade do comércio. “É muito bom contribuir com essa parceria para a melhoria das empresas”, falou o gerente.

Representando o Sicomércio, o assessor da presidência, Marcelo de Oliveira; e a CDL, o empresário Walternei Ornelas. Uma palestra sobre qualidade no atendimento, também foi ministrada pela orientadora de negócios, Paolla Tenchini. O secretário de Esportes e Lazer, Fabiano Delgado, e o subprefeito da região Central, Aldo Firmino, também estavam presentes.

Ao final do evento, os comerciantes presentes foram cadastrados para o início da pesquisa com o Sebrae e a expectativa dos empresários é muito grande. “Estamos no caminho certo”, falou Sandra, uma comerciante do bairro.

O lançamento do projeto para o comércio no Parque Mambucaba será no dia 24, na Rua da Conquista, nº 15.

Secretarias relacionadas: