Representantes do Ministério da Previdência, entidades do setor previdenciário, instituições bancárias e mais de 40 municípios do Rio de Janeiro, São Paulo, e de vários outros estados estarão em Angra dos Reis nos dias 24 e 25 (quinta e sexta). A cidade vai sediar encontros importantes para discutir questões previdenciárias: o XI Encontro Regional da Aepremerj, o I Encontro Interestadual de Previdência entre Rio de Janeiro e São Paulo e o II Seminário Municipal de Previdência de Angra dos Reis. Os eventos serão realizados simultaneamente, no Iate Clube Aquidabã, das 8h às 17h, e estão sendo organizados pela Associação das Entidades de Previdência dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (Aepremerj) e Associação Paulista de Entidades de Previdência do Estado e dos Municípios (Apeprem), com o apoio da Prefeitura de Angra e do AngraPrev.
Nessa quinta e sexta-feira, dia 17 e 18, o assessor da presidência da Aepremerj, Evandro Antônio da Silva, esteve em Angra para acertar os detalhes finais do evento com a equipe do AngraPrev. Ele visitou as instalações do Aquidabã e as pousadas que irão receber as mais de 160 pessoas que virão à cidade. Também foram discutidas com a TurisAngra formas de se aproveitar o evento para divulgar o potencial turístico do município aos participantes.
– Gostaria de agradecer ao prefeito Tuca Jordão e a toda a equipe do AngraPrev pelo apoio ao evento que, além de discutir questões importantes, também tem como objetivo fortalecer e valorizar o AngraPrev, em virtude do bom trabalho que o instituto vem desenvolvendo em Angra – disse o representante da Aepremerj.
O evento irá promover a qualificação de gestores através da troca de experiências, palestras e debates. Serão discutidas questões que envolvem aposentadorias e pensões, temas como a nova política de previdência social dos servidores públicos, a previsão de uma nova formulação de cálculo atuarial, alterações no demonstrativo previdenciário, novas definições para previdência complementar etc. Representantes de alguns dos principais bancos brasileiros estarão mostrando um panorama do mercado e quais as melhores aplicações a serem feitas pelas entidades previdenciárias.
– É um marco importante para a cidade e um orgulho para nós do AngraPrev termos conseguido trazer este evento para cá – ressaltou Sérgio Telles, presidente do AngraPrev.
Além de municípios fluminenses e paulistas, o evento terá a presença de representantes do Acre, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Pernambuco, Espírito Santo, Distrito Federal e da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem).
Mais informações: www.aepremerj.com
PROGRAMAÇÃO
24/03 – Quinta-Feira
8h30 – Credenciamento
9h – Solenidade de abertura
10h – Palestra: “Recomendações do Ministério da Previdência Social”, com Delúbio Gomes P. da Silva – diretor do Departamento dos Regimes Próprios de Previdência Social (DRPPS) do Ministério da Previdência Social (MPS)
10h50 – Coffe-Break
11h15 – Palestra: “Apresentação dos novos demonstrativos exigidos pelo Ministério da Previdência, com Otoni Gonçalves Guimarães – coordenador-geral do DRPPS
12h20 – Almoço
14h – Palestra: “Questões atuais – concessões de benefícios nos RPPS”, com Mirian Vasconcelos Fiaux Horvath - mestre em Direito das Relações Sociais da PUC/SP, advogada e professora
15h – Palestra: “Utilização e preenchimento dos novos demonstrativos do RPPS”, com Otoni Gonçalves Guimarães – coordenador-Geral GRPSP do MPS
16h – Coffe-Break
16h20 – “O Atual momento financeiro”, com Ronaldo Borges da Fonseca – Consultor
25/03 – Sexta-Feira
9h – Palestra: “Equacionamento do déficit atuarial”, com Júlio Passos – Atuário
10h15 – Coffe-Break
10h30 – Mesa-redonda sobre o tema “investimento”. Coordenador: Aldo José da Silva (Bradesco). Participantes: Banco Rural / Caixa Econômica Federal
12h – Almoço
14h – Palestra: “Modelo de gestão no RPPS”, com João Luis Meirelles – Consultor
15h20 – Intervalo
15h30 – Sorteio de brindes e encerramento