Atrações de primeiríssima qualidade levaram um grande público para o projeto da Fundação Cultural de Angra (Cultuar) Noites Angrenses, oferece gartuitamente para população e turistas, durante os fins de semana, na Praça do Porto.
Nos dias 18 e 19 as atrações foram os grupos musicais Zangareio e Delta Blues Band (Angra) e Jazz Brasil Esemble e Dimmi Zunque convidados especiais do Rio de Janeiro. O espetáculo teatral foi apresentado pela Cia da Lua, de Angra, no sábado, abrindo o projeto e sendo muito aplaudido.
Uma das atrações mais esperadas do fim de semana foi o grupo angrense Zangareio, que se inspira na música popular brasileira e no cancioneiro popular das diversas regiões do Brasil.
PC Castilho na voz, flauta e percussão, Carlinhos Rabha no baixo e outras feras como o convidado Marcílio Figueiró (violão e voz), Júlio Morgado (voz e violão), Paulinho São Gonçalo (percussão) e Fábio Yared (bateria) integram o grupo que vai fazer 20 anos agora em julho.
O Zangareio abriu o projeto na noite de sábado apresentando canções como “Águas de março”, do consagrado Tom Jobim; “Feira de mangaio”, de Sivuca e composições de autoria dos integrantes do grupo como “Barco de Música”, e o xote “Pra você mãe”, de PC Castilho; “Festa no Bonfim , de Carlinhos e PC; “Bandolim do Dudu”, de Carlinhos e Júlio, e“Barco de Música”, do PC Castilho, que dá nome ao CD do grupo gravado em 2002, com a participação especial do músico mineiro, Toninho Horta.
Um dos momentos emocionantes da grande festa na praça, onde todos, público e artistas pareciam estar em comunhão, foi quando Carlinhos Rabha fez uma homenagem dedicando a canção de sua autoria, “Influência dos tais” a Antuan Ábado Henne, grande fotógrafo e primeiro diretor da Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, falecido recentemente.
Logo depois do Zangareio foi a vez da banda Delta Blues Band subir ao palco, outro excelente grupo da cidade, com Cecel Alves se esmerando na guitarra, Fabiano Shumarani (baixo), Gil (bateria) e Luiz Augusto (voz), apresentando para um público amante do blues sucessos das décadas de 30 e 40 como a canção de B.B. King, “”The thrill is gone”.
Jazz Brasil Esemble e Dimi Zunquê foram os
convidados especiais da noite de sexta
Na noite de sexta-feira, dia 18, com a plateia cheia, o primeiro convidado da noite foi o grupo Jazz Brasil Esemble apresentando o fino do jazz e encantando um grande público formado por músicos de bandas gospel de Angra, que compareceu à praça especialmente para assistí-los.
Em seguida foi a vez de Dimi Zunque fazer um grande show e fazer o público dançar apresentando canções da música popular, como as de autoria de João Bosco, samba e muito suingue; e composições suas apresentadas no Festival de Música e Ecologia da Ilha Grande, dando continuidade a nova fase do projeto, que o presidente da Cultuar está implementando, que é qualificar cada mais o projeto Noites Angrenses e abrir espaços para bandas e grupos teatrais da cidade.