Coppe continua com o mapeamento de áreas de risco

Defesa Civil e Meio Ambiente acompanham trabalho em campo

Quarta-Feira, 23/03/2011 | .

Técnicos da Subsecretaria de Defesa Civil Municipal e da Secretaria de Meio Ambiente estão acompanhando o trabalho de Mapeamento de Áreas de Risco Frente aos Deslizamentos de Encostas. O projeto, encomendado pelo Governo do Estado, é executado pela Coppe/UFRJ – Programa de Engenharia Civil – Geotecnia e recebe o apoio logístico da Prefeitura de Angra dos Reis. A Gerência de Engenharia da Defesa Civil disponibilizou aos técnicos da Coppe dados sobre o levantamento geotécnico realizado anteriormente pela instituição.


O mapeamento, que começou no final de 2010, abrange a região central do município e parte da Ilha Grande. Ao final do estudo, a prefeitura receberá um mapa de risco geológico e geotécnico além de um estudo da concepção de um projeto para estabilização de encostas e remoção de residências. O estudo deverá ser concluído no segundo semestre deste ano.


De acordo com o projeto será realizado o mapeamento dos morros do Bulé, Abel, São Bento, Carioca, Santo Antônio, Caixa D’Água, Carmo, Perez, Glória I e II, Cruz, Tatu, Sapinhatubas I, II, III, Parque das Palmeiras, Praia do Jardim, Praia da Chácara e Balneário, além das Praias do Provetá e Bananal e da Vila do Abraão, na Ilha Grande. A pedido do prefeito Tuca Jordão, também foi incluída a Praia Vermelha neste mapeamento. Para o ano que vem, o prefeito irá solicitar a radiografia de demais bairros de Angra como o Frade, por exemplo. Hoje, o mapeamento das áreas de risco de Angra é um grande avanço nas ações futuras do governo municipal.

Secretarias relacionadas: