Prefeito abre evento sobre previdência

Gestores previdenciários de vários estados estão em Angra buscando aperfeiçoamento e discutindo o setor

Quinta-Feira, 24/03/2011 | .

O prefeito Tuca Jordão participou nesta quinta-feira, dia 24, da cerimônia de abertura destes dois dias de encontro no qual a previdência está sendo discutida em Angra dos Reis. Representantes do Ministério da Previdência, entidades do setor previdenciário, instituições bancárias e mais de 40 municípios do Rio de Janeiro, São Paulo, e de vários outros estados vieram a Angra dos Reis para o XI Encontro Regional da Aepremerj, o I Encontro Conjunto dos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo e o II Seminário Municipal de Previdência de Angra dos Reis. Os eventos estão sendo realizados simultaneamente no Iate Clube Aquidabã e a programação vai até a tarde desta sexta-feira, dia 25.


 Os encontros estão sendo organizados pela Associação das Entidades de Previdência dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (Aepremerj) e Associação Paulista de Entidades de Previdência do Estado e dos Municípios (Apeprem), com o apoio da Prefeitura de Angra e do Instituto de Previdência Social de Angra dos Reis (AngraPrev).


 Tuca Jordão destacou que sua gestão tem sido em prol da valorização dos servidores, o que inclui uma previdência sólida, que “dê garantias para o futuro e tranqüilidade aos servidores”, como explicou. Ele citou a criação do AngraPrev, o instituto municipal de previdência, implementado entre o final do governo passado e o início de seu governo.


 – Há tantos anos nosso governo vem priorizando esse trabalho de valorização dos servidores, e fazemos isso com muito orgulho – afirmou Tuca.


 O Secretário de Administração de Angra e ex-presidente do AngraPrev, Carlos Renato Gonçalves, também falou sobre a criação do AngraPrev. Ele foi o primeiro presidente da autarquia.


 – A criação do nosso instituto, transformando um fundo previdenciário em uma autarquia, representou um avanço importante. Além de ganharmos mais autonomia, avançamos muito na construção de um sólido sistema previdenciário. Hoje somos um modelo e estamos na vanguarda das discussões previdenciárias no país – afirmou o secretário, citando como exemplo o pioneirismo do AngraPrev na utilização do Sistema Integrado de Informações Previdenciárias de Regimes Próprios (Siprev), desenvolvido pelo Ministério da Previdência Social (MPS). O AngraPrev foi o primeiro órgão previdenciário do Estado do Rio de Janeiro a utilizar o sistema.


 O presidente da Aepremerj, Claudinei Portugal, foi outro a elogiar o AngraPrev: – É um fundo bem organizado e estruturado, fruto de um bom trabalho e que conta com o apoio do prefeito – disse ele, que destacou um dos aspectos mais importantes do evento, que é capacitar os gestores previdenciários, agentes responsáveis pela gestão dos recursos que irão garantir a aposentadoria dos servidores.


 – Nós gerimos o patrimônio de milhões de pessoas. A responsabilidade é muito grande e por isso temos que estar nos qualificando – ressaltou.


 Representando a Apeprem, Lúcia Alves também destacou a capacitação e a troca de experiências entre os profissionais: – Desejo que este evento possa contribuir para nossa prática previdenciária.


 A palestra que abriu o evento foi a do coordenador-geral do Departamento de Regimes Próprios de Previdência Social do Ministério da Previdência Social, Otoni Guimarães. Ele falou sobre os novos demonstrativos exigidos pelo ministério, com base na resolução 3922, do ano passado, que dispõe sobre as aplicações dos recursos dos regimes próprios de previdência social instituídos pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Otoni resumiu que a nova resolução é mais abrangente, abarcando todos os ativos garantidores dos benefícios e de responsabilidade dos regimes próprios de previdência social, caso de regimes municipais como o AngraPrev. 


 – Ela [a nova resolução] está tratando dos recursos do regime próprio como um todo, não só do dinheiro, mas também de outros ativos, como títulos e patrimônio – explicou. – Os regimes próprios terão que se adequar a essa nova exigência – afirmou o coordenador-geral.        


 Também participaram da mesa de abertura o vice-prefeito Essiomar Gomes, o secretário de Governo e Defesa Civil, Carlos Alexandre Soares, o presidente do AngraPrev, Sérgio Telles, o vereador José Maria Justino, e o representante da Associação Gaúcha de Instituições de Previdência Pública, Alderi Zanatta.


 O evento prosseguiu durante a tarde. O objetivo é promover a qualificação de gestores através da troca de experiências, palestras e debates. Estão sendo discutidas questões que envolvem aposentadorias e pensões, temas como a nova política de previdência social dos servidores públicos, a previsão de uma nova formulação de cálculo atuarial, novas definições para previdência complementar etc.


 Representantes de alguns dos principais bancos brasileiros e consultores de investimento montaram stands no salão do Aquidabã. O objetivo é apresentar um panorama do mercado e quais as melhores aplicações a serem feitas pelas entidades previdenciárias. A TurisAngra também está presente, já que um dos objetivos é divulgar o potencial turístico do município aos  participantes.



PROGRAMAÇÃO DE SEXTA-FEIRA, DIA 25


9h – Palestra: “Equacionamento do déficit atuarial”, com Júlio Passos – Atuário


10h15 – Coffe-Break


10h30 – Mesa-redonda sobre o tema “investimento”. Coordenador: Aldo José da Silva (Bradesco). Participantes: Banco Rural / Caixa Econômica Federal


12h – Almoço


14h – Palestra: “Modelo de gestão no RPPS”, com João Luis Meirelles – Consultor


15h20 – Intervalo


15h30 – Sorteio de brindes e encerramento

Secretarias relacionadas: