Encerrado evento sobre previdência

Gestores previdenciários de vários estados participaram dos 2 dias de encontros

Sexta-Feira, 25/03/2011 | .

Terminaram nesta sexta-feira, dia 25, os encontros realizados em Angra dos Reis para debater o setor previdenciário. Foram dois dias em que gestores de diversas partes do país se reuniram no Iate Clube Aquidabã para participar do XI Encontro Regional da Aepremerj, do I Encontro Conjunto dos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo e do II Seminário Municipal de Previdência de Angra dos Reis. Cerca de 200 participantes, dentre representantes do Ministério da Previdência Social (MPS), entidades do setor previdenciário, instituições bancárias, municípios e estados movimentaram pousadas e restaurantes da cidade.


 O evento foi organizado pela Associação das Entidades de Previdência dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (Aepremerj) e Associação Paulista de Entidades de Previdência do Estado e dos Municípios (Apeprem), com o apoio da Prefeitura de Angra e do Instituto de Previdência Social de Angra dos Reis (AngraPrev).


 – Foi um evento brilhante. Fiquei muito contente com a presença do prefeito Tuca Jordão e do secretário de Governo, Carlos Alexandre Soares. Gostaria de agradecer à Aepremerj e à Apeprem pelo sucesso da organização, e também a todas as autoridades municipais e servidores que compareceram em grande número – disse Sérgio Telles, presidente do AngraPrev.


 A presença das autoridades também foi elogiada pelo presidente da Aepremerj, Claudinei Portugal, que fez um balanço do evento.


 – A presença do prefeito e das autoridades municipais mostra a importância que o município dá à previdência e o compromisso que existe com o futuro dos servidores e com a solidez do regime previdenciário – elogiou. – Este foi um dos melhores eventos que a Aepremerj já realizou – avaliou.


 Dentre os assuntos mais relevantes e que mais contribuíram para a atualização e capacitação dos gestores previdenciários, Claudinei Portugal destacou as palestras de Otoni Guimarães, coordenador do Ministério da Previdência Social, que falou sobre a fiscalização do ministério e as alterações da legislação, às quais os entes previdenciários, como o AngraPrev, terão que se adequar.


 Durante os encontros, foram discutidas, através de palestras e debates, questões que envolvem aposentadorias e pensões, temas como a nova política de previdência social dos servidores públicos, a previsão de uma nova formulação de cálculo atuarial, novas definições para previdência complementar etc. Participaram representantes de entes previdenciários de mais de 40 municípios do Rio de Janeiro e São Paulo, e também dos estados do Acre, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraíba e Pernambuco.   


 Representantes de alguns dos principais bancos brasileiros e consultores de investimento estiveram presentes, apresentando um panorama do mercado e quais as melhores aplicações a serem feitas pelas entidades previdenciárias. A TurisAngra também participou, fazendo a divulgação turística do município.
    
 A palestra que encerrou o evento foi a do consultor João Luis Meirelles, que falou sobre o “Equacionamento do déficit atuarial”. Em seguida, foi realizado um sorteio de brindes e um coquetel. Uma das empresas de consultoria de investimentos que participou do evento sorteou mil reais a serem repassados para uma instituição filantrópica escolhida pelo sorteado. Simone Neves Martins, da Fusar, foi a vencedora e escolheu o asilo São Vicente de Paula para receber o prêmio.

Secretarias relacionadas: