Ações e Cidadania para a mulher angrense

Evento faz parte do calendário da prefeitura de eventos voltados para mulher

Sexta-Feira, 25/03/2011 | .


O Dia Internacional da Mulher foi mais uma vez comemorada na quinta-feira, 24, na Praça Codrato de Vilhena, em mais uma edição do Projeto Ações e Cidadania, da Prefeitura de Angra, realizado pela Secretaria de Ação Social. O evento faz parte do calendário do Mês da Mulher, que foi iniciado no dia 15 e será finalizado no dia 31.

Durante o dia inteiro, cerca de mil pessoas passaram pela praça para participar das diversas atividades oferecidas no local. O projeto é realizado em parceria com diversas secretarias do governo municipal, que oferecem serviços à população, como a Fundação de Saúde (Fusar), que disponibilizou diferentes equipes para atender o público. Havia tenda do Programa de Combate à Tuberculose, ao Tabagismo, da Saúde Mental, através do Cais, e da Saúde da Mulher.

Na abertura, além de apresentações de ginástica aeróbica, e Tae Kwondo, que são atividades desenvolvidas nos Cras, a secretária Jane Veiga, agradeceu o envolvimento da prefeitura no evento, através das secretarias e informou que o projeto voltará a acontecer nos bairros, a cada dois meses.

“Voltaremos a disponibilizar os serviços nos bairros e agradeço a todos pelo envolvimento. Esse evento faz parte da  nossa programação da mulher, que tem percorrido os bairros com palestras para o público feminino e contado com diversas parcerias para isso. As equipes das regiões estão se empenhando muito”, falou ela sobre o calendário, que está enriquecido de jantares dançantes pelos bairros.

No local, as equipes realizaram exposições sobre as atividades mais importantes em suas regiões, como a equipe da Jacuecanga, que levou lindas  bolsas de tecido, confeccionadas pelas mulheres em seus ateliês próprios.

A Defesa Civil e a Secretaria da Fazenda marcaram presença, e a Secretaria de Educação com um núcleo de leitura, da Biblioteca Municipal, envolveu a criançada com literatura folclórica brasileira.

As mulheres, que gostam de se embelezar, desfrutaram do Salão Popular, do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Belém, que ofereceu manicure e depilação. Quem queria corta o cabelo também foi atendido, através de um grupo de cabeleireiros que fez a cabeça da mulherada.   

Diversas oficinas também estavam disponíveis, como de bijuteria de tecido, biscuit e flores, através do Cras da Nova Angra. Vale ressaltar a participação da Subsecretaria de Parques e Jardins, que levou algumas espécies de plantas disponíveis nas praças do município e fez uma oficina de jardinagem para o público.

Secretarias relacionadas: