Os profissionais que lidam com o comércio do peixe em Angra tiveram a oportunidade de aperfeiçoarem suas técnicas. Terminou, na sexta-feira dia 25, o II Curso de Boas Práticas de Manipulação do Pescado. Foi ministrado por técnicos da Fundação de Saúde de Angra dos Reis (Fusar) e pela secretaria de Atividades Econômicas, através da gerência de Pesca, na sede do Sindicato dos Estivadores de Angra dos Reis.
“Eu nunca fiz um curso desses na minha vida, achei muito bom”, disse Francisco Porto, 72 anos, que trabalha no comércio há mais de trinta anos. Ele aposentou-se aos 65 anos, mas vem precisando trabalhar até agora. “Nós vamos aprendendo o que é certo, para poder fazer no trabalho”, afirmou Francisco. Foram 14 funcionários do comércio pesqueiro, que atuam no Complexo Oyster Bar, que assistiram às aulas.
Questões como a conservação do pescado em gelo, higiene na manipulação e cuidados com o acondicionamento foram tratadas nas duas aulas. Segundo a diretora de Vigilância Sanitária da Fusar, Cíntia Amorim, a prefeitura está buscando inicialmente orientar o público e aperfeiçoar os trabalhadores.
O gerente de Pesca, Mauro Rosa, informou que o outro objetivo é melhorar a venda do pescado na cidade, aumentando também a qualidade do serviço prestado aos consumidores.
A equipe da Fusar que participou do curso é formada por Lauren Daflon (médica veterinária), Nadjanara Rodrigues (nutricionista) e Graziela Abreu (farmacêutica). Elas trabalham na Vigilância Sanitária e através da parceria com a secretaria de Atividades Econômicas foi possível também trazer para dar aulas o gerente de Pesca.
Ao final da aula, os participantes responderam a um questionário, sobre os principais conceitos apresentados. O primeiro curso foi realizado no mês de fevereiro, para os comerciantes do Mercado Municipal do Peixe, mais conhecido como “mercado redondo”.
Com a aproximação da Semana Santa, os consumidores terão um produto com mais qualidade, além de um atendimento personalizado na hora de comprar seu pescado.