Na Prefeitura de Angra, o servidor tem uma subsecretaria que cuida de sua carreira: a Subsecretaria de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal. Prova disso é a realização do segundo módulo do curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), no sábado, 26, ministrado para 30 vigilantes e um motorista, no prédio da subsecretaria, que fica na Rua Honório Lima, nº 127.
O curso, com uma carga horária de sete horas, foi uma solicitação da Subsecretaria de Segurança, e foi ministrado pelos profissionais da Defesa Civil, Marco Oliveira e Vieira Maciel, que passaram conhecimentos de prevenção e socorrimento de incêndios.
“Esse segundo módulo do curso é o mais prático. Além de incêndio, fizemos mais simulações de situações em que os primeiros socorros são essenciais”, falou o instrutor Marco Oliveira.
A subsecretária de Treinamento, Rita Salomão, explicou que o curso foi realizado em um sábado para atender a necessidade do grupo.
“Estamos trabalhando em parceria com as secretarias e queremos atender de acordo com a demanda. Para isso, fazemos um estudo das áreas prioritárias que precisam de certa capacitação e montamos as turmas fechadas ou mistas”, falou ela, que ainda enfatizou o envolvimento dos servidores nos cursos. É gratificante porque vemos a vontade deles em evoluir. Isso é que nos move. A resposta deles é maravilhosa”, contou ela.
O vigilante da portaria da prefeitura, Edvaldo dos Anjos, falou à turma que já utilizou os conhecimentos adquiridos, no primeiro módulo do curso, em casa.
“Se eu não tivesse feito o curso eu não teria salvado a vida de uma sobrinha, que desmaiou. Cuidei dela e fiz os procedimentos necessários até a chegada da ambulância”, falou ele, que participou de uma simulação de massagem cardíaca durante a aula.
Segundo a subsecretária, o objetivo é oferecer, futuramente, cursos de especialização e pós-graduações, em parceria com universidades. “Eu nunca vi, em meus 21 anos de servidora, um governo que se preocupasse tanto com a qualidade do servidor. Por isso trabalhamos com um plano que valoriza a escolaridade, que é o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR)”, falou ela.
A programação de cursos para 2011 está dividida em três ciclos. O primeiro, 'Excelência no Atendimento', será encerrado em maio, quando se iniciará o segundo, 'Relações Interpessoais'. Depois, o ano será finalizado com o 'Liderança na Administração Pública'. Vale ressaltar que muitos serão ministrados por profissionais da prefeitura com notório saber, através do projeto Prata da Casa.
Vigilantes em curso de Atendimento Pré-Hospitalar
30 vigilantes da prefeitura são capacitados no segundo módulo do curso da Subsecretaria de Treinamento