A baía da Ribeira, em Angra dos Reis, ficou mais bela no final de semana, 26 e 27, com a realização dos primeiros dias da XV Semana de Vela. O evento é realizado pelo Iate Clube de Angra dos Reis (Icar) e pela Flotilha de Angra e Veleiros de Oceano (Farvo), com apoio total da Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Esportes e Lazer. A etapa final da regata acontece no próximo sábado, 2 de abril.
Foram 19 barcos inscritos na prova, divididos em cinco categorias: ORC Intl, ORC Club, APS, Cruzeiro e RGS. Os árbitros da competição foram os internacionais Henrique Lima Rocha e Luís de Faria.
“Temos barcos do Rio de Janeiro, Niterói e de Angra, também. Nesse final de semana, as etapas são classificatórias, mas os vencedores só conheceremos no próximo sábado”, explicou o velejador Nuno Pinhel, que é contra comodoro esportivo do Icar e capitão da Farvo.
O secretário de Esportes e Lazer, Fabiano Delgado, estava presente e ressaltou a importância de parcerias como essa para o município.
“Nossa parceria efetiva com o evento foi iniciada com o nosso grande velejador, Daniel Santiago, que estava a frente da secretaria, no ano passado. Vamos dar continuidade a esse apoio e a nomes importantes da Vela, como o Nuno, que já vem acontecendo há muito tempo”, falou o secretário, que contou ainda sobre o projeto de implantação de uma escolinha de Vela para crianças no Icar. “É nossa intenção, investir ainda mais em outros esportes em Angra, como a Vela. Quem sabe não iremos revelar novos nomes do cenário do esporte nacional”, falou ele.
Os participantes tiveram percursos de acordo com suas categorias, que foram cinco ao todo. Os grupos I e II largaram próximo à Ilha do Japão, contornaram a Ilha do Pau a Pino, contornaram o Parcel do Aleijado; passaram pela laje do Fundo, chegando no mesmo local da partida.
O grupo III fez sua largada próximo à Ilha do Japão, contornou a Ilha do Cavaco, contornou o Parcel do Aleijado, contornou a laje do Fundo, e chegaram no mesmo local da partida.
Dentre os participantes da competição, vale ressaltar a presença do campeão mundial e pan-americano de J/24, Maurício Santa Cruz, que comandou o barco Bravíssimo 3, da tripulação do velejador angrense Daniel Santiago, que não pode participar da competição porque estava viajando em compromissos da Fundação de Turismo (TurisAngra).
XV Semana da Vela em Angra
Regata apoiada pela Prefeitura de Angra embelezou a Baía da Ribeira no final de semana