XV Semana da Vela em Angra

Regata apoiada pela Prefeitura de Angra embelezou a Baía da Ribeira no final de semana

Segunda-Feira, 28/03/2011 | .


A baía da Ribeira, em Angra dos Reis, ficou mais bela no final de semana, 26 e 27, com a realização dos primeiros dias da XV Semana de Vela. O evento é realizado pelo Iate Clube de Angra dos Reis (Icar) e pela Flotilha de Angra e Veleiros de Oceano (Farvo), com apoio total da Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Esportes e Lazer. A etapa final da regata acontece no próximo sábado, 2 de abril.

Foram 19 barcos inscritos na prova, divididos em cinco categorias: ORC Intl, ORC Club, APS, Cruzeiro e RGS. Os árbitros da competição foram os internacionais Henrique Lima Rocha e Luís de Faria.

“Temos barcos do Rio de Janeiro, Niterói e de Angra, também. Nesse final de semana, as etapas são classificatórias, mas os vencedores só conheceremos no próximo sábado”, explicou o velejador Nuno Pinhel, que é contra comodoro esportivo do Icar e capitão da Farvo.

O secretário de Esportes e Lazer, Fabiano Delgado, estava presente e ressaltou a importância de parcerias como essa para o município.

“Nossa parceria  efetiva com o evento foi iniciada com o nosso grande velejador, Daniel Santiago, que estava a frente da secretaria, no ano passado. Vamos dar continuidade a esse apoio e a nomes importantes da Vela,  como o Nuno, que já vem acontecendo há muito tempo”, falou o secretário, que contou ainda sobre o projeto de implantação de uma escolinha de Vela para crianças no Icar. “É nossa intenção, investir ainda mais em outros esportes em Angra, como a Vela. Quem sabe não iremos revelar novos nomes do cenário do esporte nacional”, falou ele.

Os participantes tiveram percursos de acordo com suas categorias, que foram cinco ao todo. Os grupos I e II largaram próximo à Ilha do Japão, contornaram a Ilha do Pau a Pino, contornaram o Parcel do Aleijado; passaram pela laje do Fundo, chegando no mesmo local da partida.

O grupo III fez sua largada próximo à Ilha do Japão, contornou a Ilha do Cavaco, contornou o Parcel do Aleijado, contornou a laje do Fundo, e chegaram no mesmo local da partida.

Dentre os participantes da competição, vale ressaltar a presença do campeão mundial e pan-americano de J/24, Maurício Santa Cruz, que comandou o barco Bravíssimo 3, da tripulação do velejador angrense Daniel Santiago, que não pode participar da competição porque estava viajando em compromissos da Fundação de Turismo (TurisAngra).

Secretarias relacionadas: