A TurisAngra participou de mais um evento voltado para o turismo. O presidente da Fundação, Daniel Santiago, fez parte do grupo de trabalho da 8ª reunião Ordinária da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores (Anseditur),que aconteceu nos dias 25 e 26, no Hotel Hilton Belém, em Belém do Pará. O evento reuniu representantes dos 65 municípios indutores do turismo, a Secretária Nacional de Políticas de Turismo do Ministério, Ana Isabel Mesquita de Oliveira, diversos secretários de turismo, entre outros.
O evento teve como objetivo principal discutir as ações realizadas nos últimos dois anos pela Anseditur e as estratégias para o desenvolvimento de projetos voltados para o setor em 2011. Para Daniel Santiago, Angra dos Reis, que já foi premiada pelo Ministério de Turismo por ter sido, entre as 65 cidades indutoras, a que mais investiu em infra-estrutura, não poderia estar fora deste encontro.
- São momentos ímpares de troca de experiência, de falar das nossas principais dificuldades e de discutir soluções a médio e longo prazos. O Ministério do Turismo tem dado atenção especial às cidades indutoras de turismo e não poderíamos ficar de fora das discussões, - enfatizou o presidente da Fundação, Daniel Santiago.
Na ocasião, foi eleita a nova mesa diretora da Anseditur, pleito que elegeu Luiz Fernando Moraes (secretário de Turismo de Porto Alegre – RS), presidente da entidade. A vice-presidência passa para Cláudio Tinoco Melo de Oliveira, da Saltur – Empresa Salvador de Turismo S.A. Já no Conselho de Administração está a secretária de Turismo de Bento Gonçalves, Ivane Fávero, na vice-presidência Financeira; Pedro Guimarães, secretário adjunto de Turismo do Rio de Janeiro, na vice-presidência de Marketing, e Cláudia Pessoa, secretária de Promoção do Turismo de Maceió, na vice-presidência de Relações Internacionais. Castello Branco passa a responder pela vice-presidência de Relações Parlamentares da associação. As vice-presidências regionais ficaram com Wady Khayat (Belemtur-Pará), pela Região Norte; Liviomar Pires da Costa (São Luis-Maranhão), pela Região Nordeste; Tasso Gadzanis (SPTuris-São Paulo), pela Região Sudeste; Sergio Rady (Pirinópolis-Goiás), pela Região Centro-Oeste; e Juliana Almeida Vosnika (Curitiba-Paraná), pela Região Sul. Para o Conselho Fiscal foram eleitos Waldoilson dos Santos Leite (Aracaju-Sergipe), Augusto Barbosa Mariano (Bonito-Mato Grosso do Sul) e Jaime Gazola (Porto Velho-Rondônia).
Além da troca de experiências entre os municípios, foi estabelecido a aplicação, com recursos do Ministério do Turismo, de um plano de marketing específico para as cidades indutoras de turismo, além da liberação de outras verbas como o Prodetur (Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo) e demais convênios entre o Ministério de Turismo e os 65 municípios indutores.
O prefeito de Belém Duciomar Gomes da Costa esteve presente ao evento, além de parlamentares locais e dirigentes estaduais de turismo.
Angra presente em reunião da Anseditur
Reunião discutiu as ações do Ministério do Turismo com os 65 municípios indutores de turismo