Cultuar e as Quadrilhas Juninas

As reuniões para a organização do Arraiá da Cidade e torneios no município já começaram

Quarta-Feira, 30/03/2011 | .

Todos os representantes dos grupos de Quadrilhas Juninas, que fazem parte da Associação de Quadrilhas de Angra, compareceram na primeira grande reunião do ano com representantes da Fundação Cultural de Angra (Cultuar) e da prefeitura, na noite de terça-feira, 29, para agilizar a organização do Arraiá da Cidade e dos torneios, que acontecem em todo o município, nos meses de junho a agosto.
O Salão do Raimundo, sede da associação, ficou pequeno para o número de participantes, quase 100 integrantes dos grupos juninos, alguns deles, pais de crianças que participam dos grupos de quadrilha. A reunião foi acordada entre o presidente da associação, Ênio Valverde e o presidente da Cultuar, Paulo Mattos.
Paulo Mattos disse que tem carta branca do prefeito Tuca Jordão para fazer o possível para realizar um grande evento junino na cidade, porque o governo municipal acredita que as quadrilhas são projetos culturais e sociais importantes para os jovens, principalmente para os moradores dos morros do Centro e bairros periféricos, onde a manifestação se faz mais presente.
_ O resultado social do trabalho realizados por vocês, com mais de 2 mil jovens, é indiscutível, sensacional e muito importante para Angra porque valoriza a cultura de nossa cidade e oferece oportunidades de diversão e lazer para nossos jovens. Por isso o prefeito solicitou que viéssemos aqui nos reunir com vocês e iniciar desde já os trabalhos para fazermos o possível para atender seus pedidos e fazer um evento, a altura do trabalho que vocês realizam nas quadrilhas. E acredito que juntos, vamos conseguir - afirmou ele.
Da prefeitura, além do presidente da Cultuar também participaram o subprefeito da Japuíba, Aldo Firmino; o subsecretário de Obras interino, Wingle Martins; e o secretário de Esportes e Lazer, Fabiano Delgado, que foram convidados pelo prefeito e Paulo Mattos para conversar com os marcadores das quadrilhas e resolver inicialmente assuntos como iluminação, melhorias em praças e liberação de quadras esportivas para a realização dos ensaios e das festas nos bairros.
Os representantes de quadrilha presentes, Ênio (Dito Peres), Raimundo ( Zé Raimundo), Maria ( Aconchego da Ciça), Robson (Pé Inchado), Luiz Sérgio (Catuca Saco), Maria do Amparo (Zé da Cruz), Lena (Quadrilha da Dona Lena) Sebastião (Zé Pirraça), Luís Elias (Escorrega lá vai nós), Evanaldo (Zé Piri), Roberto (Zé Fumaceiro), e Henrique (Zé Buscapé) saíram satisfeitos da reunião e com a tarefa de se formarem uma comissão para acompanhar todas as ações da Cultuar e da Associação de Quadrilhas para que Angra possa realizar um Arraiá e torneios que fiquem marcados na história da cidade, como um dos melhores dos últimos tempos.
Uma proposta de Paulo Mattos logo aceita pelo grupo foi  organizar eventos temáticos na Praça do Porto ou no Cais de Santa Luzia, antes do Arraiá, como aconteceu durante o Carnaval, com a Quinta do Samba e o Barracão do Samba, para gerar renda para a associação, com a venda de comes e bebes em barraquinhas.
Para o presidente da Associação de Quadrilhas, Ênio Valverde, a participação do presidente da Cultuar na reunião foi um bom sinal e animou os integrantes.
_ Conheço o Paulo Mattos e concordo com o modo como ele trabalha. Ele não fica prometendo o impossível, mas também é uma pessoa que não se acomoda. Acredito que dias melhores virão para as quadrilhas de Angra se continuarmos a trabalhar dessa maneira, em conjunto. A presença dele em nossa reunião já demonstrou que caminharemos melhor e mais confiantes. No ano passado já tivemos alguns avanços e temos tudo para avançar. A nossa parte estamos fazendo e muito bem, precisamos de respostas positivas do governo e esta é uma delas -afirmou Ênio Valverde.

Secretarias relacionadas: