A secretaria de Atividades Econômicas realizou em março (dias 17 e 24) duas ações com comerciantes da cidade, iniciando o “Projeto de Fortalecimento dos Pólos Comerciais de Angra dos Reis - Comércio Mais Forte”. O objetivo é auxiliar aos comerciantes e prestadores de serviços, no sentido de aumentar a competitividade.
“A prefeitura vai atingir essas metas usando como ferramentas as pesquisas, palestras e também debates”, disse o secretário Jorge Irineu da Costa, que abriu os dois eventos.
O projeto é resultado de parceria da prefeitura de Angra dos Reis com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RJ), Associação Comercial e Empresarial de Angra dos Reis (Acear), Banco do Brasil, Câmara de Diretores Lojistas (CDL) da cidade e Sindicato do Comércio Varejista (Sicomércio).
Quase 90 comerciantes participaram da segunda rodada do “Comércio Mais Forte”, no dia 24, feita no Parque Mambucaba. O secretário apresentou o projeto para o público e em seguida o gerente do Banco do Brasil, Otávio Akira, explicou como são as linhas de crédito (para capital de giro) aos empreendedores. O encerramento, com a palestra sobre qualidade no atendimento, contou com a presença da Orientadora de Negócios do Sebrae-RJ, Paolla Tenchini.
“A classificação para as pesquisas está sendo feita por bairro e pelo perfil do negócio”, informou o gerente de Indústria e Comércio de Angra, Mário Teixeira. Ele disse também que a escolha da Japuíba e do Parque Mambucaba deveu-se por serem os pólos comerciais mais fortes da cidade. “Nossa ideia é seguir em frente, levando o projeto em todas as áreas de Angra dos Reis”, afirmou Mário.
A segunda etapa do “Comércio Mais Forte” será feita pelo Sebrae-RJ, que pesquisará as necessidades das empresas, em termos de aperfeiçoamento dos funcionários, logística e políticas de formação de preços, entre outros fatores.
“Em junho começaremos as oficinas com os funcionários do comércio. O foco será melhorar ainda mais o atendimento ao consumidor”, informou o secretário de Atividades Econômicas, Jorge Irineu da Costa.