Prefeito em audiência sobre usinas na Alerj

Segurança em Angra 1, 2 e 3 foi o principal foco do evento

Quinta-Feira, 31/03/2011 | .

Foi realizada na quarta-feira, 30 de março, às 15h, na Assembleia Legislativa do Rio – Alerj –, no Rio de Janeiro, uma audiência pública das comissões de Defesa do Meio Ambiente e de Minas e Energia, a respeito da segurança das usinas nucleares localizadas em Angra dos Reis.
O principal objetivo do encontro foi discutir a segurança das usinas nucleares e as estratégias de evacuação da cidade, no caso de um acidente nuclear. Uma comitiva da Eletronuclear estava presente, mas quem atuou como porta-voz da empresa, respondendo a perguntas e questionamentos, foi o assessor da presidência da Eletronuclear, Leonam dos Santos Guimarães.
Todos os deputados demonstraram preocupação quanto ao tema. Mesmo assim, a fala mais esperada do dia era mesmo a do prefeito de Angra. Como já é do seu feitio, Tuca não fugiu da responsabilidade de, mais do que representar o povo do município, declarar sua preocupação quanto ao próprio, no caso de haver a necessidade de evacuação da cidade – num cenário de vazamento das usinas, por exemplo. “O grande tema desta audiência é o plano de emergência relativo ao município. É a minha maior preocupação, porque ninguém assina embaixo com 100% de segurança”, disse o prefeito, antes de continuar. “Nem o município e nem a Eletronuclear poderão ser responsabilizados caso seja necessário, numa situação de evacuação, sair pelas estradas. E eu não estou falando apenas de Angra, mas sim, da situação na Costa Verde. A responsabilidade é do Dnit. Além disso, temos que ter um aeroporto para receber aviões maiores”, explicou Tuca lembrando que, em 30 anos de funcionamento da central nuclear, as usinas nunca apresentaram problemas relacionados a vazamentos de materiais radioativos.
O prefeito também reafirmou que acredita na segurança das usinas, mas pediu que o assunto fosse tratado de maneira correta. “As usinas são do Brasil. Vamos tratar o assunto com seriedade, e não com politicagem. Cada um tem que fazer a sua parte”, declarou Tuca.
Na mesa que comandou o evento estavam presentes os deputados Rafael do Gordo – presidente da comissão de Minas e Energia –, Átila Nunes – presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente –, Ricardo Abrão, Zaqueu Teixeira, Luis Paulo, Sabino, Xandrinho e Inês Pandeló.
Em relação ao governo municipal, marcaram presença o prefeito de Angra – que também foi convidado a participar da mesa –, o secretário de Governo e Defesa Civil, Carlos Alexandre Soares, e o secretário de Meio Ambiente, Marco Aurélio Vargas. O presidente da Câmara de Vereadores de Angra dos Reis, José Antônio, representou o poder legislativo na audiência.
 

Secretarias relacionadas: