Dezesseis embarcações participaram no sábado, dia 02, da quarta e última regata da XV Semana de Vela de Angra dos Reis na baía da Ribeira. O evento foi realizado pelo Iate Clube de Angra dos Reis (Icar) e pela Flotilha de Angra e Veleiros de Oceano (Farvo), com apoio total da Prefeitura de Angra, através da secretaria de Esportes e Lazer.
Cento e dezoito iatistas participaram da Semana de Vela que reuniu vinte barcos divididos nas categorias ORC Internacional, ORC Club, APS, Cruzeiro e RGS. Entre os velejadores estiveram os campeões mundiais e medalhistas de ouro no Pan Americano do Rio de Janeiro na classe J/24, Maurício Santa Cruz que comandou o barco Bravíssimo 3, e o angrense Daniel Santiago. A dupla se prepara para buscar a medalha de ouro nos próximos jogos Pan Americanos que acontecerá na cidade de Guadalajara no Méxcico. Participaram ainda da regata o contra comodoro esportivo do Icar Nuno Pinhel, o comandante do Colégio Naval – Capitão de Mar e Guerra José de Andrade Bandeira Leandro, além do presidente da Confederação Brasileira de Vela e Motor (entidade máxima do país) Walcles Figueiredo Osório. Os árbitros da competição foram os internacionais Henrique Lima Rocha e Luís de Faria.
A semana de vela foi dividida em quatro regatas para barcos das classes ORC Club, ORC Internacional e APS. Na classe Cruzeiro foram disputadas apenas três regatas. A competição contou com bons ventos e regatas bem disputadas com bom nível técnico segundo a comissão organizadora. O percurso da última regata para as classes ORC e APS foi de
O secretário de Esportes e Lazer, Fabiano Delgado, participou da cerimônia de premiação e ressaltou a importância desse esporte para Angra dos Reis. “Vamos mostrar para outras regiões que o poder público está priorizando este esporte. Vela e turismo são ideais para o município que sempre foi referência nessa modalidade e onde os velejadores terão todo apoio possível” disse o secretário.
A parceria efetiva da prefeitura com o evento foi iniciada com o velejador, Daniel Santiago, que estava à frente da secretaria, no ano passado. O secretário garantiu que vai dar continuidade a esse apoio e falou sobre o projeto de implantação de uma escolinha de Vela para crianças no Icar. “É nossa intenção, investir ainda mais em outros esportes em Angra, como a Vela. Quem sabe não iremos revelar novos nomes do cenário do esporte nacional e criar um convívio social através do esporte”, argumentou Fabiano.
O comodoro do Icar Jorge de Araújo Filho falou sobre a trajetória da Vela no iate clube. “O Icar é uma referência na Vela Oceânica e sempre teve como premissas desenvolver e incentivar os esportes náuticos da região. Percorremos um longo caminho desde a década de 70 até tornar o Icar o centro da Vela
Resultado da XV semana de Vela:
ORC Club
1º lugar – Viscaya (critério desempate com o barco Bravíssimo 3)
2º lugar - Bravíssimo 3
3º lugar – Samurai Rio (antigo Netuno)
RGS
1º lugar – Albatroz (Escola Naval)
2º lugar Quiricomba (Escola Naval)
Cruzeiro
1º lugar – Lu Galante (vencedor das três regatas)
2º lugar – Tapajós
3º lugar – Adaggio
APS
1º lugar - Forrobodó
2º lugar – Mabuya
3º lugar - Pin