Curso de música latino-americana da Cultuar

Continuam abertas as inscrições na Casa de Cultura. A aula inaugural foi no sábado

Terça-Feira, 05/04/2011 | .


 A Fundação Cultural de Angra (Cultuar) comunica aos músicos que ainda há vagas para a oficina  gratuita de  música latino-americana, que foi aberta oficialmente no prédio cultural da Casa Larangeiras, na manhã de sábado, dia 2.
 A oficina oferecida pela Cultuar acontece aos sábados, das 9H às 12h e  as aulas serão finalizadas no dia 16 de dezembro.  O professor é  Moacyr Saraiva, regente do Coral da Cidade de Angra dos Reis.
 Para participar o aluno deve ter noções básicas de música e tocar pelo menos um instrumento.  A inscrição está sendo feita na Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, de segunda a sexta-feira, das 9ih às 17h.  
 Durante a aula inaugural o presidente da Cultura, Paulo Mattos, e o diretor executivo Marcos Fernando (Batata),  deram boas-vindas aos alunos  desejando que “aproveitem o curso e aprendam o máximo que puderem, porque mais tarde serão vocês é que poderão estar aí no lugar do Saraiva ensinando novos alunos”, disse Paulo Mattos.
  Inicialmente, Saraiva solicitou aos alunos que definissem  o que é a   música latino-americana e  através das respostas  foi iniciado um  bate-papo ilustrado por vídeos e sons tirados de  instrumentos típicos da região, com o professor  mostrando como  a música  da região tem características comuns ( raízes indígena, africana, portuguesa e espanhola)  e  também algumas diferenças importantes que podem ser notadas claramente nos  tipos de instrumentos utilizados. No final  da manhã os alunos manusearam  os instrumentos e diversas peças de artesanato que Saraiva trouxe para decorar o ambiente.
 Segundo Paulo Mattos, o  objetivo da oficina é atender a demanda de músicos da cidade, que já possuem conjuntos formados ou pretendem formar novos grupos voltados ao estudo, pesquisa e interpretação da música latino-americana; fornecer mais informações para aqueles que já tocam  instrumentos como   charango, cuatro venezolano, zampona, cajón, e quena,, além de proporcionar  intercâmbio entre músicos de diferentes  tendências e estilos,  e  contribuir para o crescimento cultural do município.
 História da América  latina colonial, independência dos países latinos-americanos, efeitos da segunda guerra mundial, efeitos da guerra fria, o Brasil como  país latino-americano, redemocratização e personalidades como artistas, líderes e etc; noções básicas de espanhol e estudos específicos  de leitura rítmica das regiões andina ( huayno, bailecito, cueca, vidala), caribenhos ( pólo margariteno, joropo, guajira), portenos (milonga, chavcarera, tango e candombe)   e brasileiro ( maxixe, damba, rítmos nordestinos, marchas, carimbo e outros, farão parte do conteúdo da oficina.

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