Restauração de prédios históricos de Angra

Cultuar convida para a apresentação dos projetos de restauração de patrimônios, dia 9, na Casa Larangeira

Quarta-Feira, 06/04/2011 | .

Uma das preocupações do presidente da Fundação Cultural de Angra, Paulo Mattos, atendendo prioridades apontadas pelo prefeito Tuca Jordão,  é agilizar as obras que visam a conservação do patrimônio  edificado - artístico e cultural do município-  que é rico em arquitetura e simbologia e está necessitando de obras urgentes.
 Uma das  ações para dar andamento a agilização  desse processo acontecerá no sábado,  dia 9, às 14h, na Casa Larangeira (Praça  Zumbi dos Palmares, no Centro), quando a Cultuar irá apresentar  projetos de restaurações para  importantes prédios históricos da cidade.
 Os projetos foram feitos por  grupos de alunos de arquitetura  da Universidade Federal Fluminense, sob a orientação do professor José Pessoa. Os estudantes estiveram em Angra,  por diversas ocasiões durante o ano passado, para estudar as diversas  possibilidades para resolver problemas existentes em  antigas edificações  do município,  como a Casa de Cultura, Igreja da Ribeira, Convento São Bernardino de Sena, Igreja Santana (Praia da Freguesia de Santana, Ilha Grande) e Pensão do Tio Ivan. A parceria foi possível através de um Programa de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Angra e a UFF.
 Mas esta não é a primeira ação do ano realizada pela Cultuar. Já está em andamento as obras de reforma do Centro Cultural Theophilo Massad, que está fechado desde o ano passado, depois de ter sofrido avarias causadas pelas chuvas do início do ano. E a fundação também adquiriu , recentemente para sua equipe,   a arquiteta Ana Paula Nascimento,  funcionária efetiva da prefeitura, cedida da Secretaria de Obras, para  coordenar todas as questões ligadas  aos patrimônios edificados.

Secretarias relacionadas: