Uma das preocupações do presidente da Fundação Cultural de Angra, Paulo Mattos, atendendo prioridades apontadas pelo prefeito Tuca Jordão, é agilizar as obras que visam a conservação do patrimônio edificado - artístico e cultural do município- que é rico em arquitetura e simbologia e está necessitando de obras urgentes.
Uma das ações para dar andamento a agilização desse processo acontecerá no sábado, dia 9, às 14h, na Casa Larangeira (Praça Zumbi dos Palmares, no Centro), quando a Cultuar irá apresentar projetos de restaurações para importantes prédios históricos da cidade.
Os projetos foram feitos por grupos de alunos de arquitetura da Universidade Federal Fluminense, sob a orientação do professor José Pessoa. Os estudantes estiveram em Angra, por diversas ocasiões durante o ano passado, para estudar as diversas possibilidades para resolver problemas existentes em antigas edificações do município, como a Casa de Cultura, Igreja da Ribeira, Convento São Bernardino de Sena, Igreja Santana (Praia da Freguesia de Santana, Ilha Grande) e Pensão do Tio Ivan. A parceria foi possível através de um Programa de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Angra e a UFF.
Mas esta não é a primeira ação do ano realizada pela Cultuar. Já está em andamento as obras de reforma do Centro Cultural Theophilo Massad, que está fechado desde o ano passado, depois de ter sofrido avarias causadas pelas chuvas do início do ano. E a fundação também adquiriu , recentemente para sua equipe, a arquiteta Ana Paula Nascimento, funcionária efetiva da prefeitura, cedida da Secretaria de Obras, para coordenar todas as questões ligadas aos patrimônios edificados.
Restauração de prédios históricos de Angra
Cultuar convida para a apresentação dos projetos de restauração de patrimônios, dia 9, na Casa Larangeira