A nave do Convento São Bernardino de Sena vai abrigar a exposição, “A fé transformada em arte”, de 8 de abril a 30 de maio. A abertura do evento será na sexta-feira, às 9h. A prefeitura, através da Fundação Cultural de Angra (Cultuar), convida a população e turistas para visitar a exposição, que ficará aberta até o dia 30 de maio, de terça a domingo, das 8h às 12h e das 14h às 17h.
A exposição contará com oratórios, imagens de arte-sacra, credenciais, castiçais, estandartes, bandeiras, peças da via-sacra, ex-votos, paramentos, matracas, dentre diversos outros objetos.
A boa novidade do evento é que durante a exposição, o artesão Flávio Sallazier estará expondo seus trabalhos (imagens em madeira) e produzindo no local novas peças utilizando a técnica de entalhamento.
Vale a pena prestigiar a exposição e através das peças expostas conhecer um pouco da história de Angra: de como as devoções religiosas cristãs como por exemplo, as famosas”festas dos santos” e demais cerimônias católicas se firmaram e até hoje se apresentam como uma das principais manifestações culturais de Angra, com contribuições dos europeus, africanos e indígenas.
O presidente da Cultuar, Paulo Mattos, explica que a exposição tem como objetivo valorizar as peças sacras, que tem grandes significados religiosos e artísticos porque “ são belas artes feitas por artistas diversos e que tradicionalmente vêm sendo utilizadas em todas as procissões, missas e cerimônias da religião católica, na cidade”, explica ele.
Nova exposição no Convento São Bernardino
Cultuar vai abrir no dia 8, às 9h, a exposição A fé transformada em arte, na nave do convento