Inscrições para as danças da Festa do Divino

As inscrições para as danças estão sendo feitas na sede da Cultuar, na Rua Quaresma Júnior, 119, Centro

Quarta-Feira, 06/04/2011 | .

Estão abertas as inscrições para as danças dos Coquinhos, Velhos, Jardineiras, Lanceiros e Marujos, que fazem parte da tradicional Festa do Divino de Angra, de origem portuguesa e com bastante influência africana.
 As inscrições para as danças estão sendo feitas na sede da Fundação Cultural de Angra (Cultuar), na Rua Quaresma Júnior, 119 (Centro), de segunda a sexta-feira,  das 9h às 17h. As crianças só podem se inscrever para a Dança dos Coquinhos. E as inscrições devem ser feitas por seus responsáveis. As demais danças são abertas para jovens e adultos.
 Cada grupo de dança  tem entre 30 a 40 integrantes que ensaiam semanalmente, até o dia da festa,  para fazer bonito no Império (grande tablado montado em uma praça da cidade onde os dançarinos se apresentam para o Menino Imperador e seu séquito, autoridades e para a população).
 A Festa do Divino Espírito Santo  acontecerá  de 10 a 12 de junho e vai movimentar e enfeitar Angra com diversas atrações culturais. As novenas começarão no dia 3 de junho. O festejo é um dos mais bonitos e importantes eventos religiosos e folclóricos da cidade. O jovem que representará o Menino Imperador deste ano será Octacílio de Carvalho Neto, 13 anos, sorteado entre as crianças da catequese.
  Todos os dançarinos participam da festa sem gastos. A compra das roupas e dos  adereços é  de responsabilidade da Cultuar, que realiza a festa junto com a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição (Centro de Angra). Segundo o presidente da Cultuar,  Paulo Mattos, a fundação quer investir na divulgação da festa, em todas as escolas do município, para que ela se fortaleça.
  _Nossos alunos precisam conhecer melhor a Festa do Divino para saber a importância dela para a história de Angra e para aprender  a gostar de participar  das danças e de todos os festejos. Nossa festa é uma das mais completas e bonitas da região. Já resgatamos grande parte das danças, fato que não aconteceu com os municípios vizinhos. – explica Paulo Mattos.

Secretarias relacionadas: