Incentivar mais a leitura é um dos objetivos de todas as escolas. Mas fazer isso de modo alegre para as crianças, trazendo e debatendo informações sobre o cotidiano delas, é o diferencial da Escola Municipal Prefeito Francisco Pereira Rocha, localizada no Morro do Cruz. O projeto “Ler e gostar é só começar” foi implementado no início do ano letivo, em fevereiro e já tem resultados. “Outras escolas estão começando a fazer também”, informou a diretora Marília de Mattos.
O professor tem o cuidado de informar-se sobre temas que interessem diretamente aos alunos, e que sejam de fácil compreensão. A partir disso, começam as oficinas de leitura e entra em ação o “mestre-cuca literário”. “Este personagem faz o elo entre alunos e leitura, através da motivação”, explica o professor e auxiliar de Direção Luciano Rufino, que trouxe o “mestre-cuca literário” para a escola e o usa nas turmas de 2º ano.
As atividades inovadoras da Escola Pereira Rocha não se restringem à leitura. Em cada entrada de turno acontece outro projeto, “A hora do microfone”. Nele o professor Rufino, caracterizado como o “mestre-cuca literário”, conversa com os estudantes, no pátio.
Na quarta-feira, dia 6, o tema foi a dengue e através de perguntas e respostas as crianças aprenderam como evitar a doença e prevenir e eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, entre outras questões.
“É muito bom o professor ter facilidade para trabalhar, influenciar toda a escola, não apenas os estudantes, mas os funcionários e contar com a participação também importante, que são as mães e pais dos alunos”, disse a diretora.
Josemar Osório, pai de uma aluna, confirma a importância dos projetos: “É um estímulo para as crianças gostarem mais da escola, acabam prestando mais atenção nos estudos, porque na rua tem muitos problemas”, afirmou.
A faixa etária dos cerca de 380 estudantes da escola é de cinco a 12 anos, distribuídos em dois turnos. Na entrada e saída de cada um deles, além do recreio, outra inovação da escola: a substituição do tradicional “sinal” pela música conhecida como “tema da vitória do piloto Ayrton Senna”.
A programação do projeto “A hora do microfone” é a seguinte:
Segunda-feira: música reflexiva
Terça: Hino Nacional
Quarta: música ou atividade no pátio
Quinta: Hino de Angra dos Reis