Representantes da Prefeitura de Angra, da Capitania dos Portos, donos de hotéis, pousadas e agências de navegação, guias de turismo e demais empresários do setor turístico fizeram nesta quinta-feira, dia 7, uma visita ao navio de cruzeiro MSC Orchestra, atendendo a um convite da MSC. O objetivo da empresa foi mostrar como funciona este segmento turístico que traz tantos visitantes para a Ilha Grande e amplia a receita do turismo no município, além do perfil do turista que desembarca de um cruzeiro.
A visita foi programada para esta quinta-feira aproveitando a ocasião do último desembarque de turistas da temporada 2010/2011 da MSC. Ao longo da temporada de cruzeiros da empresa, que começou em novembro e deve terminar no mês que vem, a empresa de navegação realizou 27 paradas na Ilha Grande com cinco de seus 11 navios de cruzeiro. Para a temporada 2011/2012, já estão programadas outras 26 paradas.
De acordo com as estimativas da TurisAngra e de empresários do setor turístico, cada turista que desembarca de um cruzeiro gasta em média 90 dólares com serviços no município, como passeios de barco, restaurantes, artesanato em geral etc. O MSC Orchestra chegou em Angra com 3.018 passageiros, quase a sua lotação, que é de 3.100 passageiros. O navio é um dos maiores do segmento de cruzeiro da empresa e tem 15 pavimentos, 294m de comprimento, 32,2m de largura e mais de 90 mil toneladas.
– Esta é uma grande fonte geradora de recursos para a cidade. Em uma quinta-feira comum como esta o Abraão está movimentadíssimo – ressaltou Daniel Santiago, presidente da TurisAngra.
Essiomar agradeceu o convite e destacou a parceria entre o poder público e empresas do setor turístico, como a MSC, para o fortalecimento do setor em Angra e no país.
– Toda essa receita vinda de turistas como esses do cruzeiro deve ser revertida em benefício do município. Se o empresário está fazendo a sua parte, o poder público tem que fazer também – disse Essiomar. – Estamos trabalhando em vários produtos turísticos. O projeto do Trem da Mata Atlântica está avançado. Também temos investido na melhoria da infraestrutura de nossa orla – afirmou o vice-prefeito, citando como exemplo a construção do novo cais do Abraão. Essiomar estava acompanhado de Daniel Santiago, da diretora executiva da TurisAngra, Cristiane Brasil, e do subprefeito da Ilha Grande, Jesi Batista dos Santos, o Mão Branca.
O gerente de Operações da MSC, Marco Cardoso, foi um dos que recepcionou o grupo angrense no navio. Ele fez elogios ao novo cais e à Ilha Grande.
– O nível de satisfação dos nossos hospedes com a Ilha Grande é muito bom. Vocês são o destino perfeito, pois aqui há pessoas com iniciativa e há bons produtos turísticos. O que faltava era um píer – disse Cardoso, elogiando o novo píer. Ele também ressaltou que ao ser incluída no destino dos cruzeiros, a Ilha Grande obtém uma grande promoção no exterior.
A operadora de navios MSC surgiu na Itália, na década de 1940. Hoje é a segunda maior armadora de navios de carga do mundo, além de também operar no setor de cruzeiros. O MSC Orchestra partiu da Itália, em novembro, e passou por países europeus, como Espanha e Portugal, até chegar ao Brasil, onde já fez paradas no Nordeste e Sudeste. De Angra, o cruzeiro seguiu para Búzios. Na semana que vem ele seguirá viagem para o norte da Europa.