A subsecretaria de Treinamento, em parceria com a Defesa Civil de Angra, termina nesta sexta-feira, dia 15, o curso “Servidor voluntário”. Com cerca de 60 inscritos, a primeira aula versou sobre dois temas: “Ações da Defesa Civil – Lutas, vitórias e conquistas” e “Prevenção e extinção de incêndios”. Na terça-feira, o assunto foi Atendimento Pré-Hospitalar (APH), com apresentação de conceitos sobre o socorrista e as regras de socorro.
O curso foi aberto pela gerente de Treinamento, Rosa Martins, da subsecretaria de Treinamento da Prefeitura. “Os instrutores são da Defesa Civil de Angra, Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro e Eletrobrás Termonuclear”, disse. As aulas são voltadas para todos os funcionários da prefeitura e o curso tem duração de 15 horas/aula, ministrado das 18h às 21h.
Rosa também explicou na apresentação que a subsecretaria está enfatizando a importância do treinamento e do aperfeiçoamento do servidor municipal. A coordenadora de Treinamento, Flávia Almeida, informou que a subsecretária de Treinamento, Rita Salomão, está com a equipe planejando a oferta de mais cursos para os servidores.
A primeira palestra do curso foi feita pelo agente operacional da Defesa Civil, André Luís, sobre “Ações da Defesa Civil – Lutas, vitórias e conquistas”. Todo o trabalho da instituição na cidade e o reconhecimento da qualidade dos serviços prestados foram a tônica da aula. “A Defesa Civil de Angra dos Reis é conhecida em todo o país como uma das mais qualificadas, em termos municipais”, afirmou ele.
Em seguida, ainda na segunda-feira, dia 11, o agente Vieira Maciel iniciou sua aula afirmando um dos objetivos do curso “Servidor voluntário”: “Agregar nossos colegas, servidores, para nosso trabalho. Todos vocês são muito importantes para nós”, disse ele, dirigindo-se aos participantes. Os tópicos abordados foram Ações da Defesa Civil e Combate a princípios de incêndio.
A segunda aula, realizada na terça-feira, dia 12, abordou o Atendimento Pré-Hospitalar (APH), nova denominação para os primeiros socorros. O agente operacional da Defesa Civil, Hele Serafim Filho, explicou que as funções de um socorrista são estabilizar, proteger e, se possível, transportar a vítima. “É muito importante que o socorrista saiba, principalmente, identificar os riscos no local de uma ocorrência com vítima”, disse. Outros dos assuntos explicados na aula foram: cultura preventiva, percepção do risco e mudança de hábitos.
. Os interessados em informar-se sobre outros oferecidos podem telefonar para a subsecretaria de Treinamento. O número é 3365-4651.