Deputados federais das comissões de Minas e Energia e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável visitaram nesta sexta-feira, dia 15, a central nuclear de Angra dos Reis. Eles foram acompanhados pelo prefeito de Angra, Tuca Jordão. Os parlamentares vieram conhecer as instalações das usinas, o sistema de operação e os meios de segurança nuclear. Tuca Jordão, que também acompanhou as visitas de deputados estaduais, no dia 13, e de senadores, no dia 8, aproveitou para reforçar o posicionamento que já havia defendido nas visitas anteriores. Para o prefeito, Angra precisa de um tratamento especial da parte dos governos estadual e federal, devido a grande responsabilidade de abrigar usinas nucleares.
– Angra é a única cidade do país a ter usina nuclear. Nós temos que ter um tratamento diferenciado – afirmou o prefeito, defendendo que os investimentos em centros de abrigagem, na rodovia, no hospital e no aeroporto são os principais. Mais uma vez, o problema mais ressaltado por Tuca foi a condição precária da rodovia Rio-Santos, principal rota de fuga no caso de um acidente nuclear.
O prefeito e os deputados foram recebidos pelo presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva. Também estavam presentes representantes do Corpo de Bombeiros e da Câmara Municipal. A comitiva visitou o almoxarifado de Angra 3, que teve sua construção retomada em 2009, e algumas das instalações de Angra 2, como a sala de controle, onde possíveis situações de risco e a meteorologia são monitoradas. O grupo também visitou o depósito de rejeitos, onde são alocados equipamentos que sofreram contaminação, como luvas, filtros e sucatas.
Os 13 deputados que participaram da visita foram Fernando Jordão (PMDB-RJ), Chico Alencar (Psol-RJ), Giovani Cherini (PDT-RS), Valdir Colatto (PMDB-SC), Jorge Pinheiro (PRB-GO), Domingos Dutra (PT-MA), Marcelo Matos (PDT-RJ), George Hilton dos Santos Cecílio (PRB-MG), Carlos Alberto Rolim Zarattini (PT-SP), Paulo Wagner Leite Dantas (PV-RN), Aluízio dos Santos Júnior (PV-RJ), Domingos Sávio Campos Resende (PSDB-MG) e Adrian Mussi (PMDB-RJ).
Os deputados declararam que vão produzir um relatório sobre a visita que fizeram às usinas. O material é considerado estratégico para subsidiar a discussão da segurança nuclear no Brasil e orientar possíveis investimentos para o aperfeiçoamento da infraestrutura de segurança. De acordo com Fernando Jordão, deputados federais e estaduais vão trabalhar em conjunto e os relatórios produzidos poderão ser juntados. O deputado defendeu a criação de uma agência independente, desvinculada da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), para regular a tecnologia nuclear no país. Segundo ele, o modelo atual é inadequado, pois a Cnem cria as regras e ela própria as fiscaliza.
– Seria um avanço no que diz respeito à segurança. A agência regularia a política nuclear, incluindo tarifas, novas usinas e principalmente as questões relacionadas à segurança da população – disse Jordão.